Porto Nacional completa 157 anos de emancipação com desfile e show de Babado Novo

Uma das cidades mais antigas do Tocantins, Porto Nacional completa 157 anos de emancipação nesta sexta-feira (13). Nesta manhã, moradores participam de um desfile cívico pelas ruas da cidade. À noite, o público vai cantar os parabéns e celebrar ao som da banda de axé baiana Babado Novo.

Militares, indígenas, grupos folclóricos e estudantes desfilam pela avenida Beira Rio, na altura da catedral Nossa Senhora das Mercês. A igreja é o principal marco do município de Porto Nacional, tendo sido construída em 1894. O templo está preservado na sua forma original e o seu formato remonta ao estilo de construção francês, de onde vieram os padres dominicanos que idealizaram a catedral.

Às 16h, o grupo Contraproposta vai se apresentar na praia de Porto Real. O show principal será às 20h, também na praia. A banda Babado Novo promete muita animação.

Apesar de completar 157 anos de emancipação, Porto Nacional tem quase 280 anos de história. A cidade é conhecida pelas ruas históricas, povo acolhedor e as belezas naturais. Além da praia de Porto Real, que lota durante a temporada em julho, há também o centro histórico, a orla e a catedral de Nossa Senhora das Mercês, como atrações. Além disso, muitas ruas ganharam apelidos próprios pelas características que levam.

Uma das primeiras ruas da cidade, a Coronel Pinheiro, é conhecida pelos moradores como rua do Caba Saco. Outra, onde ainda é possível ver moradores conversando sentados na porta de casa, é chamada de rua das flores, por causa dos vasos de flor nas portas de muitas casas.

CLOSE
CLOSE