Em Operação Férias 2018 na CPPP, são apreendidos 12 barras de ferro, 63 chuchos, aparelhos celulares e drogas

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) realizou nesta quarta-feira, 11, e também na manhã desta quinta-feira, 12, a Operação Férias 2018 na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP).

O balanço parcial, até a manha desta quinta, apontou a apreensão de 12 barras de ferro, 63 chuchos, 05 aparelhos celulares, 03 carcaças de celular, 01 kg de maconha, 800 gramas de cocaína e 8 kg de uma substância similar a explosivo.

Quanto à substância, uma investigação já foi aberta na Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC). Além disso, será aberto um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) interno para apurar em quais circunstâncias esse material adentrou a unidade prisional. Havendo facilitação por parte de servidores, estes poderão responder a medidas administrativas.

A Polícia Militar (PM) participou da operação nesta quarta-feira, 11, através do Batalhão de Polícia de Choque, realizando a extração dos reeducandos para fora das celas, a fim de serem realizados os procedimentos de busca. O Batalhão de Choque realizou todos os procedimentos dentro do que preconiza a legislação nacional e internacional, sem nenhum emprego de uso desproporcional da força.

O Batalhão de Choque ainda utilizou de cães do GOC (Grupo de Operações com Cães), os quais farejaram e localizaram objetos ilícitos dentro das celas, enterrados. O uso de cães nestas operações tem sido cada vez mais necessário, visto o poder de faro dos animais nas buscas.

A Operação Férias 2018 será sendo realizada durante todo este mês em todas unidades prisionais do Tocantins e centrais de monitoramento eletrônico, visando manter a ordem e segurança dentro destes estabelecimentos. (Justocantins)

CLOSE
CLOSE