Agências do Detran ficam lotadas após redução de expediente; emissão de CNH está suspensa

Usuários voltaram a reclamar do serviço no Departamento de Trânsito do Tocantins. Presidente afirma que está cumprindo decreto do governo.

O atendimento do Departamento de Trânsito do Tocantins continua sendo motivo de reclamação entre os usuários. O problema agora é a mudança no horário de atendimento, pois as unidades do Detran estão funcionando apenas por seis horas diárias. Além disso, a emissão de CNHs voltou a ser suspensa.

O presidente do Detran, Colemar Natal Câmara, afirmou em entrevista à TV Anhanguera que está cumprindo um decreto do governo que estipulou o expediente de seis horas diárias. “A gente faz o horário do estado como está no decreto, das 8h às 14h. Porque em julho, geralmente, baixa o expediente de atendimento e não tem tanta aglomeração”, afirmou.

Porém, o próprio decreto publicado no Diário Oficial do Estado no dia 30 de abril afirma que a medida não se aplica “aos serviços de atendimento ao público.” O decreto estabelece ainda que os serviços de atendimento deveriam organizar um “revezamento do pessoal, em turnos de 6h diárias, não limitados ao período de 8h às 14h” para garantir a manutenção de atendimento.

Decreto afirma que serviços de atendimento ao público não seriam prejudicados (Foto: Reprodução/Dário Oficial)Decreto afirma que serviços de atendimento ao público não seriam prejudicados (Foto: Reprodução/Dário Oficial)

Decreto afirma que serviços de atendimento ao público não seriam prejudicados (Foto: Reprodução/Dário Oficial)

O questionamos o Estado sobre isso e estamos aguardando resposta.

Outro argumento utilizado para reduzir o horário de funcionamento do Detran foi a baixa procura. Porém, imagens enviadas durante a semana mostram que grandes filas tem se formado nos postos de atendimento.

O consultor de vendas Fredison Carneiro, por exemplo, ficou toda a manhã desta quinta-feira (12) na sede do Detran e não conseguiu atendimento. “Estou saindo daqui sem o atendimento, provavelmente vou perder a manhã de novo e assim vai”, reclamou.

O presidente do Detran afirmou que o atendimento foi prejudicado nesta quinta-feira (12) por causa de falhas no sistema integrado com a Secretaria da Fazenda do Tocantins. “Foi um problema pontual específico porque teve problema entre o link da comunicação. A gente vai tentar solução, mas hoje foi um dia especial”, afirmou.

Emissão de CNHs

No começo do ano, a emissão das Carteiras de Habilitação ficou suspenso por cerca de dois meses. O serviço voltou a funcionar em maio, quando pelo menos 20 mil habilitações estavam atrasadas. Agora, o serviço voltou a ser interrompido.

“A gente tinha entrado em acordo com a empresa para manter os pagamentos em dias a partir da nossa gestão. O que ficou para trás seria parcelado e organizado. A empresa não aceitou o parcelamento e quer receber o atrasado à vista […] A empresa parou sem notificar o Detran. A gente está tomando as medidas legais e fazendo um estudo para tentar retomar as impressões pelo próprio Detran”, afirmou o presidente.

Não foi dada uma previsão de quando o serviço vai voltar a funcionar.

Via g1

CLOSE
CLOSE