Universidades suecas oferecem bolsas de doutorado e pós-doutorado

Parceria do CNPq com órgãos da Suécia abriram vagas para seis áreas de conhecimento e prazo de inscrição vai até março de 2019

Pesquisadores brasileiros já podem se candidatar para concorrer a até sete bolsas de pós-doutorado e até 3 bolsas de doutorado-sanduíche em instituições suecas. A oportunidade é resultado de uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e a empresa sueca Saab AB.

As áreas de pesquisa nas quais serão oferecidas bolsas são: redes de comunicação, sistemas autônomos, engenharia aeronáutica, propulsão, materiais e desempenho humano. As candidaturas devem ser feitas por meio da Plataforma Carlos Chagas, observando as exigências previstas nas normas do CNPq e seguindo o Segundo Cronograma da Chamada CNPq n° 22/2018.

O comprovante eletrônico da candidatura deve ser enviado por e-mail para o endereço conai@cnpq.br. O prazo para participar e enviar propostas é 8 de março de 2019 – as bolsas começam a valer entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020.

Os projetos devem necessariamente incluir versões em língua inglesa e portuguesa, além de incluir obrigatoriamente declaração de concordância de representante da Saab AB. Os bolsistas selecionados receberão, além de bolsa e benefícios previstos nas normas do CNPq, um adicional equivalente a 50% do valor da bolsa custeado pelo CISB, mediante termo de concessão específico assinado com a instituição. (CNPq)