Com emenda de parlamentares da bancada federal, municípios do Tocantins começam a receber tratores

Os municípios tocantinenses começaram a receber os tratores que foram adquiridos via emendas dos parlamentares da bancada do Estado, deputados Professora Dorinha, Josi Nunes, Dulce Miranda, César Halum, Lázaro Botelho e Vicentinho Júnior, e os senadores Ataídes Oliveira e Vicentinho Alves. A coordenadora da bancada, deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) explicou que essa medida visa fortalecer Agricultura Familiar em seus respectivos municípios, por meio do Programa Terra Forte.

A expectativa é entregar, nesta primeira etapa, 90 tratores a 87 prefeituras a tempo de promover o preparo do solo para a próxima safra. Todos os 139 municípios serão beneficiados.

São 90 tratores equipados com grades, carretas direcionados à Agricultura Familiar. “Fico muito orgulhosa em ver esses equipamentos chegando a cada município tocantinense para atender o pequeno produtor, as associações, tendo no seu trabalho o respeito ao homem do campo, a produção de alimentos, o trabalho na terra. Foi um compromisso realizado pela bancada federal e agora os equipamentos estão entregues”, disse Dorinha.

O programa Terra Forte visa a modernização de empreendimentos coletivos agroindustriais em Projetos de Assentamento da Reforma Agrária, criados ou reconhecidos pelo Incra, em todo o território nacional. No Tocantins, o número de agricultores familiares corresponde a aproximadamente 42 mil famílias, distribuídas em 540 assentamentos da Reforma Agrária (Incra) e do Crédito Fundiário, gerando cerca de 120 mil postos de ocupação e contribuindo com 40% do valor bruto da produção agropecuária, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Seagro/TO. (Com informações da Secom/TO)