Rússia aplica maior goleada em estreia de Copa desde 1954

O Brasil vinha de um vice-campeonato doloroso na Copa de 1950, quando estreou contra o México, na Copa da Suíça, quatro anos depois. Na ocasião, Baltazar, Didi, Pinga (duas vezes) e Julinho marcaram os cinco gols da vitória brasileira sobre a equipe latina. A partida marcou a abertura do Mundial, que voltava para a Europa 16 anos depois.

Desde então, nenhuma seleção conseguiu havia conseguido aplicar uma goleada tão grande em uma partida de estreia. Mas nesta quinta-feira, a história mudou.

Anfitriã da Copa, a Rússia entrou em campo buscando o ataque desde o início e venceu a Arábia Saudita pelo mesmo placar, 5 a 0. Gazinsky, Cheryshev (duas vezes), Dzyuba e Golovin anotaram.

As goleadas da Rússia, este ano, e do Brasil, em 1954, são as duas maiores em um jogo de abertura. Em 1934, a Itália, dona da casa, venceu os Estados Unidos por 7 a 1. Mas vale ressaltar que, na ocasião, não houve um jogo de abertura, já que os oito jogos das oitavas (a Copa comaçava já na fase eliminatória) aconteceram ao mesmo tempo.