Diretorias regionais realizam formações para gestores das unidades escolares

A semana está sendo de trabalho intenso nas Diretorias Regionais de Educação (DREs) do Estado do Tocantins. Durante esta semana, estão sendo realizadas formações para gestores das unidades escolares, além de reuniões com orientações sobre a execução das atividades de fechamento do semestre, pautadas no Guia de Orientações Pedagógicas, e sobre a utilização de recursos financeiros durante o 2º semestre.

A DRE de Pedro Afonso realizou, nos dias 13 e 14 de junho, reunião de trabalho com diretores escolares, coordenadores pedagógicos, coordenadores de apoio escolar e assistentes administrativos. Na reunião, foram socializados o resultado do primeiro semestre e as ações do Projeto Político-Pedagógico realizadas nas unidades escolares.

Os participantes ainda receberam orientações e encaminhamentos sobre os programas e os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), como o Projeto #ToNoEnem e o Simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e, ainda, sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para a diretora regional Maria Lúcia Pereira dos Santos de Sousa, a formação busca fortalecer o trabalho das unidades escolares para garantir a qualidade do Programa Nacional de Alimentação escolar (Pnae) aos  alunos. “Essa reunião busca direcionar os gestores quanto à aplicação dos recursos e à prestação de contas em relação ao Programa, por meio da socialização das práticas educacionais, além de salientar as ações de sucesso das escolas e da educação no Tocantins”, disse.

Segundo a diretora do Colégio Otoniel Cavalcante de Jesus, Cleide Alves Oliveira, as reuniões colaboraram positivamente para as práticas pedagógicas na escola. “Analisamos os resultados do 1º bimestre e verificamos que estamos trabalhando para a melhoria da aprendizagem do aluno. Esses encontros são importantes, uma vez que, além de ser possível ouvir as ações de outras escolas que estão dando resultados e incorporar a rotina escolar, recebemos informações necessárias para a melhoria do trabalho desenvolvido na escola”, destacou.

De acordo com a coordenadora de Apoio Escolar da Escola Estadual Ana Amorim, Liege Segatto, as formações realizadas são necessárias para o avanço da unidade escolar. “Trabalhar com recursos da Educação é um processo burocrático e requer dedicação e instruções objetivas. A partir dessa formação, podemos sanar as dúvidas que temos para, assim, desenvolver um melhor trabalho na escola”, pontuou.

Já a nutricionista da Diretoria Regional de Ensino (DRE), Andreia Ferreira, disse que a formação marca o fortalecimento do Programa de Alimentação Escolar. “Essa formação objetiva melhorar o atendimento nas escolas no segundo semestre que, com o apoio dos gestores, fortalece as atividades relacionadas à operacionalização da alimentação escolar”, pontuou.

Na DRE de Guaraí, foi realizada, nesta quinta-feira, 14, capacitação com o tema Gestão e prestação de contas do recurso, referente ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e ao Programa Escola Comunitária de Gestão Compartilhada. Na formação, estiveram presentes gestores e coordenadores escolares.

Já em Itacajá, município jurisdicionado à DRE de Pedro Afonso, foi realizada formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que é um compromisso formal assumido pelos governos federal, Estadual, municipal, além do Distrito Federal, visando assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental.

Guilherme Gandara, Palmas