Bolo de noivado: veja dicas e inspirações para escolher o seu

Mesmo com toda a tecnologia disponível para anunciar o casório em um segundo, muita gente têm optado por fazer isso com uma festa de noivado para amigos e familiares. Aí, já sabe: é preciso encomendar um bolo de noivado à altura.

6 dicas para escolher o bolo de noivado perfeito

FOTO: REPRODUÇÃO / STYLE ME PRETTY

Embora também tenha a missão de mostrar a personalidade do casal e de sair bem na foto, o bolo de noivado tem algumas particularidades em comparação com o bolo de casamento, a começar pelo número de convidados que atende.

Abaixo você encontra os principais fatores a considerar na hora da escolha:

  1. Pense no local da festa: por ser bem menor que a festa de casamento, a festa de noivado pode acontecer em muitos lugares diferentes. Em um restaurante refinado, no salão de festas do condomínio, em um jardim… Além de nortear o estilo – por exemplo, um bolo rústico para um casamento a céu aberto – o local também ajuda em questões mais práticas, como saber se o local comporta bolos altos e assim por diante.
  2. Tenha em mente o estilo e a decoração do evento: o conceito do bolo pode ser tanto o ponto de partida quanto derivar do estilo geral da festa. O importante é que eles estejam alinhados. Bolos redondos, por exemplo, combinam com festas românticas, enquanto nakeds são a cara de festas mais rústicas. Outra dica nesse sentido é eleger uma paleta de cores e trabalhar com ela no bolo e na decoração.
  3. Dê prioridade aos bolos “de verdade”: o caráter mais intimista da festa de noivado faz com que ela não tenha muito a ver com grandes bolos cenográficos. O ideal é que seja um bolo bonito, mas que você possa simplesmente cortar e servir aos convidados. Para isso, vale apostar em coberturas de merengue, buttercream, chantilly ou mesmo nos seminakeds.
  4. Calcule o consumo por convidado: apesar do número menor de convidados, festas intimistas significam que as pessoas se sentirão mais à vontade para comer. Sendo assim, uma dica é calcular 100 gramas de bolo por pessoa, quantidade que pode diminuir caso haja outras opções de sobremesa ou mesa farta de doces. É importante lembrar que o formato do bolo também interfere no tamanho da fatia, como será explicado mais para a frente.
  5. Prefira sabores populares: o bom de festas menores é que fica mais fácil saber quais sabores agradam mais os convidados, mas, no geral, os “queridinhos” não fogem muito dos clássicos, como massa de pão-de-ló ou de chocolate com recheio de doce de leite, brigadeiro ou nozes.
  6. Busque muitas referências: não adianta, mesmo as pessoas mais criativas não tiram ideias da cachola. Procurar referências é essencial para entender o que vocês gostam e o que pode funcionar. A boa notícia é que nesta matéria você encontra várias, mas vale procurar também no Pinterest, em blogs e no Instagram.

Por fim, é comum que, para balancear o orçamento, muita gente não possa contar com a ajuda de um cerimonialista para auxiliar na escolha do bolo de noivado. Mas, não tem problema! Em caso de dúvidas, vocês sempre podem conversar com o confeiteiro, principalmente no que diz respeito às quantidades.

Uma inspiração para cada tipo de bolo

Dar certo visual romântico ao bolo, claro, é inevitável quando se trata de comunicar um pedido de casamento aceito. Mas o melhor é não cair na tentação de encomendar um bolo que seja uma prévia do bolo de casamento, apostando, em vez disso, em opções mais despojadas, o que não quer dizer que seu acabamento deva ser menos cuidadoso.

Confira a seguir os tipos de bolo mais populares para a festa de noivado, assim como dicas de para quais situações eles são mais indicados:

Bolo redondo

FOTO: REPRODUÇÃO / CONSTANCE ZAHN

Bastante versátil, o bolo redondo tem um ar naturalmente romântico, mas pode ganhar aspecto moderninho dependendo do acabamento. Para quem deseja algo mais na primeira linha, bolos com babados e trabalhos de bico com merengue ou buttercream são boas opções. Já quem prefere algo despojado pode optar por espatulados, nakeds, seminakeds e drip cakes.

Outro fator que dá aspecto diferente ao bolo redondo e que está bastante em alta é fazer o bolo mais alto. Nesse caso, vale ficar atenta à quantidade, já que, para o pedaço ficar estruturado, as fatias serão maiores, o que pode afetar o rendimento.

Bolo quadrado

FOTO: REPRODUÇÃO / SINCERELY SAM CAKES

Moderno e diferente, o bolo quadrado (ou retangular) é uma opção bastante prática. Isso porque o seu formato é um dos que mais facilita o corte, o que é boa notícia para quem vai servir os convidados por conta própria. Quanto ao acabamento, o espatulado bem marcado nas laterais, formando ângulos de 95°, é uma tendência legal que combina com festas mais sofisticadas. Além disso, eles podem receber detalhes dripped e ficam muito bem com flores.

Bolo de dois andares

FOTO: REPRODUÇÃO / CONSTANCE ZAHN

Essa opção exige muito cuidado devido ao número menor de convidados da festa de noivado. Como alternativa para quem quer muito um bolo de dois andares, é possível optar por uma base falsa, principalmente nos bolos em que os andares têm diâmetro ou comprimento parecidos. O importante é que não fique exagerado, mas o acabamento em si vai depender do estilo da festa e dos noivos. Pode ser estilo dripped, com flores, com babados, etc.

Bolo temático

FOTO: REPRODUÇÃO / LULUZ TREATS

Normalmente, festas de noivado têm como tema o próprio pedido de casamento, trabalhando mais com cores e com o estilo do casal. Mas nada impede que o bolo em si traga como tema o local em que foi feito o pedido ou algum momento da história do casal, a exemplo de uma viagem ou algum hobby em comum.

Na hora de escolher o tipo de bolo, também é importante considerar o local em que ele ficará, já que ele deverá compor o visual juntamente com outros itens. Além dos docinhos, outras sugestões bacanas para colocar na mesa são arranjos de flores e porta-retratos com fotos do casal.

Sobremesas alternativas

FOTO: REPRODUÇÃO / DOLLY JESSY

Além de mais intimistas, festas de noivado também costumam ser mais curtas que as de casamento. Sendo assim, especialmente nos casos em que a celebração é feita com um jantar, é comum que alguns convidados se sintam empanturrados na hora do bolo. O que não quer dizer que não topem outra sobremesa!

Feitas ou não em porções individuais, aqui vão algumas sugestões de sobremesas para acompanhar ou até mesmo substituir o bolo:

  • Cheesecake: em alta, a sobremesa de origem americana é bonita e pode ganhar versões refinadas como com calda de frutas vermelhas ou com goiabada.
  • Tortas ou tortinhas: além de charmosas, elas ainda funcionam bem servidas quentinhas, acompanhadas de uma bola de sorvete.
  • Brownie: um clássico que nunca sai de moda. Afinal, com chocolate não tem erro. Para não ficar com cara de lembrancinha, também é legal servi-lo quente com sorvete ou chantilly.
  • Pavlova: a sobremesa feita com chantilly, frutas frescas e um disco de merengue é elegante e versátil, podendo ser feita com frutas que combinam com a estação.
  • Tiramisù: uma das sobremesas queridinhas do momento, o tiramisù fica mais bonito montado em taças individuais ou cortado em pedaços firmes. Por causa do café e do licor, costuma não agradar tanto as crianças, então vale se atentar a isso.

Assim como para a definição do sabor do bolo, a escolha da sobremesa complementar ou principal também passa muito pelo conhecimento que você tem dos convidados. Na dúvida, prefira sempre sabores mais convencionais.

Mais inspirações

Achou que a ajuda fosse ficar só no texto e em poucas imagens?

Nada disso! Prepare-se para se inspirar – e para salivar – com as ideias de bolo de noivado abaixo:

1. Romântico, este bolo traz representado o casal cercado de pétalas de açúcar

FOTO: REPRODUÇÃO / IVENOVEN

2. O que também pode ser feito em um bolo clássico de dois andares

FOTO: REPRODUÇÃO / IVENOVEN

3. Quem gosta de coisas divertidas pode optar por esta versão mais lúdica

FOTO: REPRODUÇÃO / ANE FURTADO BRIGADERIA

4. O pedido de casamento em si também pode virar tema do bolo

FOTO: REPRODUÇÃO / IVENOVEN

5. E uma tendência que conquista cada vez mais gente é a de decorá-lo com os nomes dos pombinhos

FOTO: REPRODUÇÃO / BOLOS DOCE MARIA

6. Seja em bolos bem simples como este…

FOTO: REPRODUÇÃO / ANE FURTADO BRIGADERIA

7. Ou em versões mais elaboradas, como este drip cake com flores

FOTO: REPRODUÇÃO / ASHREE93

8. Quem adora títulos pode até brincar com o famoso “Sr. e Sra.”

FOTO: REPRODUÇÃO / AMY HARRIS

9. Mesmo que, para ser romântico, o bolo não precise falar nada

FOTO: REPRODUÇÃO / ANE FURTADO BRIGADERIA

10. Acrescentar flores, por exemplo, é um jeito delicado de decorar o bolo

FOTO: REPRODUÇÃO / THE CAKERY

11. Lembrando que elas podem ser naturais

FOTO: REPRODUÇÃO / THE CAKERY

12. Ou de açúcar como estas suculentas

FOTO: REPRODUÇÃO / THE KING CAKE

13. E quem disse que não podem ser usadas em bolos quadrados?

FOTO: REPRODUÇÃO / LULUZ TREATS

14. Já este bolo traz flores desenhadas

FOTO: REPRODUÇÃO / IVENOVEN

15. Enquanto este arremata o visual romântico com um coração

FOTO: REPRODUÇÃO / THE CAKERY

16. Se vocês gostam de algo mais moderno, bolos retangulares são uma ótima opção

FOTO: REPRODUÇÃO / SINCERELY SAM CAKES

17. Assim como bolos que trabalham outras cores, a exemplo deste azul

FOTO: REPRODUÇÃO / SINCERELY SAM CAKES

18. E por que não apostar no tom goiaba do bolo de rolo?

FOTO: REPRODUÇÃO / PIECE OF CAKE BR