Tocantins sedia evento Nacional de Educação Financeira

A visibilidade do Tocantins no desenvolvimento de ações relacionadas à educação financeira nas escolas estaduais foi uma determinante para que o Estado fosse indicado para sediar a 5ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira. Nesta quinta-feira, 17, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizou a abertura do Dia D da Educação Financeira, no Palácio Araguaia. A iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) tem como objetivo disseminar a educação financeira, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania e autonomia dos estudantes.

“Essa é a primeira vez que o evento é realizado fora do eixo São Paulo. A escolha do Tocantins para receber o evento se deve, principalmente, à desenvoltura do Estado na execução do Programa de Educação Financeira, desde 2010, quando o programa ainda era piloto para o ensino médio. Desde então, o Estado vem ampliando a abrangência da temática na rede. O Tocantins é referência nacional em Educação Financeira”, ressaltou a superintendente da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), Cláudia Fortes, durante a abertura.

De acordo com a titular da Seduc, Adriana Aguiar, o sucesso do Estado na execução do programa é resultado do “envolvimento e comprometimento dos professores e das equipes das escolas no desenvolvimento das atividades. As parcerias como a da Universidade Federal do Tocantins para a capacitação dos educadores também são fundamentais”, enfatizou.

Educação Financeira no Currículo

Um dos principais avanços para disseminar o estudo da temática é a recente inserção da Educação Financeira na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), documento normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais na educação básica brasileira. A Educação Financeira agora é um dos 14 temas transversais obrigatórios no currículo das escolas.

A inserção da educação financeira no currículo e a evidência do Tocantins no programa foram abordadas pelo coordenador-geral de Educação Ambiental e Temas Transversais da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Felipe Felisbino. “O Tocantins está muito bem organizado no trabalho com a educação financeira e tem sido exemplo para outros estados, quando se trata de orientar os estudantes na tomada de decisões financeiras conscientes”, frisou.

Programação

A programação que iniciou na segunda-feira, 14, segue até o dia 19, com palestras, oficinas e atividades lúdicas com alunos e professores. Estão previstos ainda o lançamento do Game de Educação Financeira e a apresentação da youtuber Fê, do canal R$ 100 Neuras.

Enef

A Semana Nacional de Educação Financeira faz parte das ações da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), uma mobilização multissetorial em torno da promoção de ações de educação financeira no Brasil. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo.

Núbia Daiana Mota, Palmas