Os 5 principais benefícios do leite de coco para a saúde

Os leites vegetais estão cada vez mais presentes na alimentação de pessoas que buscam por uma vida mais saudável. Sejam os intolerantes à lactose, quem deseja emagrecer ou mesmo os veganos e vegetarianos. Por isso, você vai conhecer a seguir quais são os benefícios do leite de coco: um dos mais populares entre as opções atuais.

Quais são os benefícios do leite de coco?

Conforme o nome sugere, o coco é a fruta da qual extrai-se o leite de coco, bebida rica em nutrientes essenciais para a saúde e muito versátil no preparo de alimentos. Veja quais são os principais benefícios do leite de coco:

1. Fortalecimento do sistema imunológico

O leite de coco possui compostos importantes para o sistema imunológico, como o ácido láurico, o antiácido cáprico e lipídios microbianos. Eles possuem propriedades antivirais, antifúngicas e antibacterianas, que auxiliam no combate de doenças causadas por vírus, fungos e bactérias.

2. Controle do colesterol

Por conta do ácido láurico da sua composição, outro dos benefícios do leite de coco muito importantes é o de equilibrar os níveis de colesterol no sangue, mas que precisa ser consumido com cautela, porque não deixa de ser uma fonte de gordura saturada. É necessário que se pratique exercícios físico regularmente para que a energia que o leite de coco gera no corpo seja gasta e não acumulada.

3. Melhora a saúde da pele e dos cabelos

O leite de coco promove a nutrição e a hidratação da pele e dos cabelos, por conta dos seus ácido graxos ômega 3, que atuam em diversas funções. Ele age também como antioxidante no combate aos radicais livres, ajudando as células do corpo todo a se regenerarem e rejuvenescerem a aparência.

4. Fortalecimento dos ossos e dentes

Quando fala-se em ossos e dentes fortes, o nutriente que vem à mente é o cálcio, presente em grande quantidade no leite animal. De fato, esse não é o nutriente em maior quantidade no leite de coco, mas em compensação ele fornece fósforo, que também é essencial para os ossos e dentes.

5. Controle de inflamações

Os processos inflamatórios das células corpo são responsáveis por desencadear diversas doenças, inclusive as doenças reumáticas e até mesmo os tumores, que se formam quando as células ficam doentes e se proliferam descontroladamente.

Como fazer leite de coco em casa?

Com apenas uma unidade de coco marrom é possível fazer seu leite de coco caseiro, com economia, praticidade, sabor e muita saúde.

Ingredientes

  • Coco fruta de casca marrom: 1 unidade;
  • Água filtrada: para completar, caso a água do coco não seja suficiente;
  • Tigela: 1 unidade;
  • Pano de prato ou coador de pano: 1 unidade.

Modo de preparo

1. Comece retirando a casca do coco e separando a água (ao final do artigo veja o vídeo de como fazer).

2. Depois, quebre a polpa em pedaços menores e coloque-a no liquidificador junto com a água do coco. Se o seu coco tiver vindo com pouca água, acrescente um pouco de água mineral, a gosto, até que o leite fique com a consistência que você desejar. Mas basicamente você deve colocar a água do coco e mais 120 mililitros de água mineral.

3. Com o coco bem batido e misturado com a água, prepare a bacia com o pano de prato limpo por cima ou o coador de pano (desses de coar café).

4. Coloque o leite de coco sobre o pano e faça uma trouxinha para espremer o líquido para a bacia, utilizando o pano como peneira.

5. Depois de coado seu leite de coco está pronto para o uso. Com a fibra que sobrou você pode fazer deliciosas receitas de bolo, pães, bolachas e o que mais a sua criatividade permitir.

Onde encontrar?

Com a popularização das lojas de produtos naturais e vida saudável ficou muito mais fácil encontrar o leite de coco puro, pronto para consumo.

Mas ele também é vendido no supermercado, aquela versão em garrafinha de vidro, que já era comercializada antes que o leite de coco ficasse famoso por causa dessa onda de alimentação saudável.

Então é muito fácil de encontrar, inclusive em diferentes tamanhos de embalagem, mas preste atenção no rótulo para comprar uma opção sem adição de açúcares e conservantes.

Para uma versão mais saudável e que realmente forneça todos os benefícios do leite de coco, o ideal mesmo é fazer a receita caseira que você aprendeu acima.

Dicas de como emagrecer com leite de coco

Entre os benefícios do leite de coco está a sua baixa composição de carboidratos, os grandes inimigos do emagrecimento.

Portanto, ele pode ser um grande aliado para a perda dos quilos extras quanto inserido em uma dieta equilibrada, prescrita por um nutricionista, e combinada a uma rotina de atividade física regular.

Além de pouco carboidrato, a gordura saudável do leite de coco também é aliada do emagrecimento porque o organismo necessita de gorduras saudáveis inclusive para aumentar a saciedade. Logo, ele ajuda a reduzir a gula entre as cada refeição e fornece energia para melhorar o desempenho nos exercícios.

Com a recomendação do seu nutricionista para consumir o leite de coco na quantidade adequada, você pode utilizá-lo em diversas receitas doces e salgadas nas quais utilizaria o leite de origem animal. Veja duas receitas muito fáceis e saudáveis com o leite de coco:

Pudim de chia e leite de coco

Essa receita é feita em poucos minutos e você pode consumir no lanche da tarde.

Ingredientes

  • Sementes de chia: 3 colheres de sopa;
  • Leite de coco: 500 mililitros;
  • Açúcar mascavo: a gosto (sem exagero).

Modo de preparo

1. Misture os três ingredientes em uma taça, leve à geladeira por pelo menos 3 horas para ganhar consistência e estará pronto para comer. Se quiser adicione frutos vermelhos frescos para deixar ainda mais apetitoso.

Bolo de leite de coco fit

Gosta de bolo mas não quer sair da dieta? Então essa é a receita perfeita para você.

Ingredientes

  • Leite de coco: 200 mililitros;
  • Ovos: 2 unidades;
  • Farinha de arroz: 1 xícara;
  • Óleo de coco: 2 colheres de sopa;
  • Adoçante culinário: 4 colheres de sopa;
  • Coco ralado fresco ou seco sem açúcar: 1 xícara;
  • Fermento em pó: 1 colher de sobremesa.

Modo de preparo

1. Coloque no liquidificador o leite de coco, o óleo de coco, os ovos, o adoçante e bata muito bem.

2. Depois adicione a farinha de arroz e o coco ralado e misture mais, até a massa ganhar consistência.

3. Ao final, coloque o fermento e misture com uma colher.

4. Transfira a massa para uma assadeira untada com óleo de coco e leve para assar por cerca de 30 ou 40 minutos, em forno preaquecido a 180°C. Depois é só esperar esfriar e servir.

Dica: Como tirar a casca do coco sem quebrar a polpa

Com alguns truques caseiros é possível retirar a casca dura do coco e deixar a parte da polpa inteira. Veja no vídeo abaixo como fazer:

CLOSE
CLOSE