Apicultores de Palmeirópolis renovam conhecimento em capacitação do SENAR

Apicultores do município de Palmeirópolis, aperfeiçoaram seus conhecimentos e renovaram suas técnicas durante o curso de Apicultura do SENAR, promovido em parceria com o Sindicato Rural de Palmeirópolis, coordenado pelo seu presidente, João Barbosa Costa, e também a prefeitura através da secretaria de assistência social do município.

O curso, ministrado pela instrutora Márcia Alves Varanda, teve carga horaria de 40 horas, voltadas para a produção de mel, cera e orientações na hora da comercialização, no momento, principal problema dos apicultores da região. Distribuído em aulas teóricas e práticas, o conteúdo abordou desde a biologia e organização social das abelhas ao preparo dos materiais para captura do enxame, revisão, povoamento do apiário, e colheita, transporte e processamento do mel e da cera, e a organização para o momento da comercialização.

O apicultor que já atua a bastante tempo no ramo, o senhor Antônio Florença da Silva, disse que o treinamento foi uma oportunidade para todos os participantes conhecerem as técnicas corretas do processo e manejo das atividades, como também um ensejo para desenvolver a apicultura na associação.

“A cadeia produtiva da apicultura propicia a geração de empregos e fluxo de renda, estou feliz em poder ter participado desse curso, pois aprendi melhor as técnicas e também a forma de comercialização para se obter melhor lucro nos nossos produtos, essa era a minha principal dificuldade, e através do SENAR, agora eu estou mais preparado para enfrentar a realidade do mercado. Comentou o senhor Antônio.

Assessoria FAET/SENAR