3 usos do limão que você provavelmente não conhecia

1. Dá um chega pra lá na anemia

Mulheres têm um risco maior de sofrer com deficiência de ferro por conta da menstruação – o mineral pega carona no fluxo e acaba sendo eliminado todos os meses. O limão previne o problema por auxiliar na absorção do nutriente. “Ele é rico em vitamina C e ajuda a deixar o sangue mais básico, fatores que fazem com que o corpo retenha ferro com mais facilidade”, explica Edvânia Soares, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo.

2. Dá um toque especial a sopas

Use até meio limão para deixar o prato mais leve. “A fruta tem função adstringente, o que acaba fazendo dela um tempero que ressalta o sabor do preparo como um todo”, explica Edvânia. Vale espremer ou colocar metade de uma unidade por inteiro na panela após apagar o fogo. Mas o truque só funciona se feito até uma hora após o preparo da sopa – depois disso, o uso da fruta deixa a refeição com um gostinho amargo.

 

3. Blinda sua cozinha

Experimente esfregar rodelas da fruta verdinha na tábua de cortar, especialmente se você utilizou o acessório para preparar algum tipo de carne. O ácido cítrico em sua composição tem poder bactericida, detonando os micro-organismos que ficam escondidos nas fendas do utensílio.

 

Caroline Randmer