10 coisas que você deve saber antes de tingir seus cachos

Se você é cacheada e está pensando em tingir seus fios pela primeira vez, há algumas precauções a serem tomadas. Vale considerar para que cor você está indo e como isso afetará seus cachos e a manutenção deles. As hairstylists Cynthia Alvarez e Tiffany Daugherty compartilharam com a gente dicas que você precisar saber antes e depois de tingir seus fios.

1. Você pode usar um tonalizante em casa se você optar por tons mais escuros

Os tonalizante são menos agressivos e ótimas saídas para quem pretende apenas escurecer os fios. Caso você queira clarear os cachos, esse tipo de tintura não será a melhor opção, mas caso contrário ela é perfeitamente boa e mais recomendável para alcançar uma tonalidade mais escura.

2. Você também deve comprar várias caixas de tinta por segurança

“Você não quer ficar com uma parte do cabelo sem colorir devido à falta de produto”, diz Cynthia Alvarez. “Quase toda mulher subestima a espessura de seu cabelo”.

3. Use fórmulas de cor em gel ou líquido

Eles são os melhores para a cobertura total, enquanto as fórmulas de espuma geralmente não penetram bem nas fibras densamente enroladas.

4. Mas você deve fazer uma visita ao salão se quiser clarear o cabelo

O cabelo de cada mulher é estruturalmente diferente e a formulação para obter uma boa cor  pode ser mais complicada. Um bom profissional, principalmente especializado em coloração, saberá chegar ao tom que você deseja, diz Tiffany Daugherty.

5. Vá aos poucos no processo para não afetar a estrutura do seu fio

Se a sua cor é feita da maneira certa, seus cachos devem permanecer intactos. No entanto, Cynthia Alvarez adverte que clarear o cabelo de uma vez só pode causar danos reais aos seus cachos. Quanto maior a diferença na sua cor natural do cabelo e na tonalidade desejada, maior a probabilidade de você ter uma perda de elasticidade (temporária).

6. Balayage é uma boa opção

“Destaques em balayage são a escolha de muitas meninas encaracoladas, porque você demorar mais tempo entre um retoque e outro”, diz Cynthia Alvarez. Além disso, eles te dão aquele visual sexy e animado.

7. Ir para o loiro pode mudar a integridade e a força de seus fios

Tiffany Daugherty diz: “Para conseguir uma cor de cabelo loiro platinado, por exemplo, você deve executar vários processos, usar descolorante de maior volume e ter um tempo bem maior nesse processo, e tudo isso  (se não feito com muito cuidado) pode se tornar uma receita para o desastre.”

Este é o lugar onde a experiência de um colorista entra em jogo. Ele pode estabelecer um regime de tingimento prolongado com você para, eventualmente, elevá-lo à sua cor desejada, bem como fornecer algumas técnicas de destaque que compensarão uma grande quantidade de danos.

8. Não use xampu antes de tingir seus fios

O que você já ouviu por aí é verdade: você não deve lavar o cabelo antes de tingir. “O cabelo sujo é ideal para aplicação de cor”, diz Cynthia Alvarez. “Os óleos naturais em seu couro cabeludo agem como um amortecedor entre o couro cabeludo e os produtos químicos da fórmula, então pule o xampu um dia antes da grande transformação”.

9. O condicionamento profundo regular é obrigatório

O cabelo tratado com cor e química precisa de um cuidado maior, então ambas as hairstylists recomendam o condicionamento profundo pelo menos uma vez por semana e investem em alguns óleos capilares de alta qualidade. “Enrole o cabelo em filme plástico e deixe o tratamento por pelo menos 20 minutos. Aplique calor, se possível, para obter o máximo de resultados. Enxágue e modele como de costume”, diz Tiffany Daugherty.

10. Use um xampu específico para cabelos tingidos

A maioria dos xampus que preservam a cor são isentos de produtos químicos como os sulfatos, além de terem uma camada leve de proteção que evita o desbotamento da cor.

 

Malu Pinheiro