5 ferramentas para quem quer voltar a estudar, mas não tem tempo

Depois da escola ou da faculdade, com a rotina de trabalho, contas para pagar e compromissos sociais, fica cada vez mais difícil se concentrar nos estudos ou até mesmo incluir um curso presencial na rotina. Mas o bacana da internet é poder ter acesso a esses conhecimentos em seu próprio tempo, seja da cama ou no metrô a caminho da firma.

Separamos algumas ferramentas que podem te ajudar a melhorar sua compreensão de outros idiomas, a história mundial e até na cultura pop. Confira:

1 – Para melhorar o inglês
Já demos a grande dica de usar suas séries favoritas como fonte de aprendizado de outro idioma. Mas se nem assim você está dando conta, temos uma outra sugestão: audiobooks. Tratam-se de gravações de leituras dramáticas de alguns dos seus livros favoritos. Alguns aplicativos, como o Audible, por exemplo, fazem isso cobrando um preço. Porém, é possível encontrar o mesmo serviço de forma gratuita em plataformas como Spotify e Youtube. Recomendamos a playlist com obras de ficção científica e os mistérios de Sherlock Holmes — todos em inglês.

2 – Para se aprofundar em um assunto
Aqui na GALILEU nós adoramos os cursos virtuais, ainda mais quando gratuitos. Você pode fazer as aulas de acordo com o seu ritmo e a sua disponibilidade. Vale ainda explorar assuntos que são diferentes do que você estuda ou com o que trabalha, de forma a expandir ainda mais sua base de conhecimento. Veja algumas listas de cursos gratuitos.

3 – Para desenvolver habilidades
Nada como acompanhar quem já sabe para aprender uma nova habilidade. O Youtube é perfeito para isso: há canais que te ensinam desde como aproveitar melhor alguns legumes até como aprender a fazer caligrafia. Para começar, sugerimos uma lista de bons canais indicados pelos nossos leitores.

 

4 – Para conhecer o mundo
Se você está meio enferrujado na geografia, testes online podem ser de grande ajuda: os jogos fazem com que você pratique seus conhecimentos em curtos períodos de tempo. Aprenda a reconhecer desde as bandeiras até a localização de cada país do mundo. Você pode começar por aqui.

5 – Para pílulas rápidas de conhecimento
Um dos problemas da rotina é a falta de tempo. Então, que tal dedicar aqueles 20 minutos que você passaria mexendo nas redes sociais assistindo a uma palestra? O canal das conferências TED tem palestras incríveis sobre todos os assuntos. Para começar, separamos algumas focadas em ciência.

E bons estudos!

Galileu