Servidores da PGE fazem treinamento para implementar Processo Administrativo Eletrônico

A subprocuradora-geral do Estado, Irana Coelho e todos os subprocuradores das áreas especializadas da Procuradoria Geral do Tocantins estão recebendo nesta quarta-feira, 14, na Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan), treinamento para implementação e adoção do Processo Administrativo Eletrônico(PAE). Além dos subprocuradores, também  estão no treinamento, assessores de procuradores e as equipes da Diretoria Financeira, Tecnologia da Informação, Contabilidade e Recursos Humanos da PGE.

O gerenciamento do projeto de implantação do PAE na estrutura do executivo estadual é da Seplan e a gerente Keila de Freitas é quem ministra o treinamento. Com esta iniciativa, busca-se modernizar, dar segurança e maior transparência no serviço público, “além de trazer economia, agilidade e eficiência para a gestão estadual”. Por meio do sistema é possível criar e tramitar documentos digitais com assinatura eletrônica, dispensando o uso do papel.

Segundo a Seplan, para a implementação do PAE está sendo utilizado como ferramenta o Sistema de Gestão Documental – SGD, solução adquirida e implantada no Estado do Tocantins em 2012. O fato de ser uma ferramenta já utilizada pelos servidores públicos facilita de maneira considerável a implantação do PAE. Em cada órgão do poder executivo, foi criada uma Comissão Técnica Interna para apoio à implantação e adoção do PAE. Também foi criado o Comitê Gestor do PAE, responsável por dirimir as dúvidas das comissões e definir normativas inerentes ao processo eletrônico.

Na sexta-feira, novo treinamento será feito com servidores da Procuradoria Geral para implentação do PAE no órgão. Segundo a subprocuradora do Centro de Estudos, Elyane Monteiro, serão mais três turmas para “treinar todos os servidores”. (Com informações Ascom Seplan/TO)