Comitê de candidatura do COB visita Palmas para avaliar sede dos Jogos Escolares da Juventude

O diretor dos Jogos, Edgar Hbner, já esteve em Palmas para fazer a apresentação dos Jogos Escolares da Juventude 2018

Dando sequência ao processo de candidatura da cidade de Palmas em sediar a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude 2018, uma equipe do grupo de candidatura do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) realiza a partir desta quarta-feira, 14, uma visita de inspeção na Capital onde serão avaliados três quesitos importantes para a escolha da cidade como sede da competição, são eles: vontade política, rede hoteleira compatível e locais adequados para as competições.

O primeiro compromisso do dia acontece às 8h30, na sede do Gabinete II, no Orquidário Municipal, localizado na Avenida LO-09, onde o prefeito Carlos Amastha receberá os membros do COB, Arthur Henrique Bittencourt Correa, André Mattos e Renata de Andrade Barros para a apresentação do projeto pelo Comitê Local.

Na agenda de visitação constam ainda, visitas aos espaços e instalações esportivas indicadas pelo Comitê Local para abrigar as competições, como o Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, ginásios, kartódromo, pistas de atletismo, quadras poliesportivas, piscinas, espaços de lazer, entre outros.

Na programação de visitas consta ainda uma reunião na Agência de Turismo de Palmas (Agtur), com o Convention Bureau, além de visitas técnicas para verificar a estrutura da rede hoteleira.

A decisão do COB sobre qual cidade sediará os Jogos deve ser anunciada na próxima semana.

Jogos Escolares da Juventude

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o País. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes.

Na edição de 12 a 14 anos são disputadas competições de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei e, na edição de 15 a 17 anos  é acrescentado a modalidade de vôlei de praia.

Além das competições, os jovens atletas têm à sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos. O programa socioeducativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o País aos valores olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.

Semed Palmas