Detran Tocantins se reuni para discutir a implementação da placa do Mercosul

O prazo para as placas de veículos adotarem o padrão dos países do Mercosul terá início no dia 1º de setembro de 2018, mas o Departamento de Trânsito do Tocantins – (Detran-TO) já está se mobilizando para cumprir em tempo hábil esta nova exigência. A resolução que prevê esta mudança foi publicada na última quinta-feira, 08, no Diário Oficial da União.

Nova placa Mercosul

Nova placa Mercosul

Este prazo é para a primeira etapa, que contempla carros zero quilômetro, com transferência de municípios ou propriedade, ou quando houver substituição da placa, fica ainda facultativo ao proprietário antecipar a substituição, os demais veículos terão até o dia 31 de dezembro de 2023 para providenciar a mudança.

De acordo com coronel João Bento Santos Barbosa, diretor jurídico e de planejamento do Detran-TO  a expectativa é que haja uma padronização das placas em todo o país o que pode diminuir o custo da produção. “Ainda não existe um valor definido da nova placa. Lembramos que além da placa continua valendo o pagamento de taxas como a vistoria e o licenciamento,” destacou.

A nova placa vai ter uma tarja azul, bandeira do Brasil e outra configuração de letras e números. As mudanças vão além do designe e passará a contar com mais tecnologia, na placa terá ainda um chip e um código do tipo QR Code, o objetivo é facilitar a identificação dos veículos roubados ou clonados nos países do Mercosul.

Maria Letícia Ferreira, Palmas