DIRF 2018: como baixar e instalar o programa gerador da declaração

A DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte) é um tipo de declaração à Receita Federal realizado por empresas e outras fontes pagadoras de rendimentos. Assim como a declaração de IRPF, a DIRF tem seu próprio programa para computador que facilita o preenchimento de informações e envio dos dados à Receita via Internet.

O software permite informar valores pagos a pessoas físicas, valor do imposto retido na fonte, pagamentos de plano de saúde e outras informações exigidas pela Secretaria. Veja no tutorial como baixar e instalar o DIRF 2018 no PC.

Passo 1. Acesse a página da DIRF 2018 no site da Receita Federal. A tela mostrará quatro versões do programa para instalar. O software está disponível para Windows e Linux. Antes de selecionar a versão correta, é preciso saber se o seu sistema operacional é 32 bits ou 64 bits. Com essa informação em mãos, clique no download adequado;

Baixe o programa da DIRF 2018 adequado para o seu computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Baixe o programa da DIRF 2018 adequado para o seu computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Baixe o programa da DIRF 2018 adequado para o seu computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. O programa pesa cerca de 80 MB. Salve o arquivo em um local de fácil acesso, como a área de trabalho. Em seguida, clique sobre o ícone com o botão direito do mouse e selecione “Executar como administrador”;

Execute o programa DIRF 2018 como administrador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Execute o programa DIRF 2018 como administrador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Execute o programa DIRF 2018 como administrador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. O filtro Smart Screen do Windows poderá exibir um aviso de segurança. Vá em “Executar” para prosseguir;

Permita a execução do programa DIRF 2018 no Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Permita a execução do programa DIRF 2018 no Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Permita a execução do programa DIRF 2018 no Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Em seguida, o DIRF 2018 exibirá um alerta para avisar sobre o início da instalação. Escolha “Sim” para continuar;

Inicie a instalação do sistema da DIRF 2018 no computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Inicie a instalação do sistema da DIRF 2018 no computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Inicie a instalação do sistema da DIRF 2018 no computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. O instalador do DIRF 2018 é bem simples e não requer qualquer configuração especial. Clique em “Avançar” até o final do procedimento;

Clique em avançar em todas as telas do instalador do programa da DIRF 2018 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Clique em avançar em todas as telas do instalador do programa da DIRF 2018 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Clique em avançar em todas as telas do instalador do programa da DIRF 2018 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Após a instalação, marque “Criar atalho na área de trabalho” e clique em “Concluir”;

Crie um atalho na área de trabalho para o programa da DIRF 2018 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Crie um atalho na área de trabalho para o programa da DIRF 2018 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Crie um atalho na área de trabalho para o programa da DIRF 2018 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. O programa já estará disponível para uso no desktop e você poderá fazer a declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte. A partir daí, já é possível excluir o instalador.

Abra o programa da DIRF 2018 e exclua o instalador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra o programa da DIRF 2018 e exclua o instalador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Abra o programa da DIRF 2018 e exclua o instalador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)