Bolo de casamento: dicas e lindas inspirações para te ajudar na escolha

Quando se pensa no universo mágico do casamento, onde muitos sonhos ganham vida, logo vem à mente o tão icônico bolo de casamento que, além de adoçar a festa, também faz parte da decoração e serve de pano de fundo para o brinde dos noivos e para aquela foto com as madrinhas e padrinhos, que será revisitada muitas vezes depois.

Felizmente, há uma infinidade de opções de bolos de casamento, com uma grande variedade de tamanhos, formatos, cores, estilos e sabores, o que torna a escolha do bolo ideal uma tarefa delicada. Não se desespere, pois para lhe ajudar a realizá-la da melhor forma possível e a viver esse momento com a tranquilidade e o prazer que ele merece, preparamos algumas dicas muito deliciosas, digo, preciosas para você.

5 formatos de bolos mais tradicionais para casamentos

Neste universo gastronômico com incontáveis opções, onde o bolo de casamento pode ser redondo, quadrado, construído em vários andares, em várias camadas, com pasta americana, com chantilly, naked, dentre muitos outros, selecionamos alguns dos formatos mais tradicionalmente solicitados nos casamentos.

1. Bolo dois andares

FOTO: REPRODUÇÃO / STYLE ME PRETTY

Geralmente são bolos menores e, por isso, bastante pedidos para a celebração do casamento civil, quando este é realizado em data diferente da cerimônia de casamento.

2. Bolo quadrado

FOTO: REPRODUÇÃO / DELICADA DOCES

O bolo quadrado pode ter um, dois ou mais andares e pode transmitir uma ideia de modernidade, devido as suas linhas e ângulos. Quando feito em vários andares, não há nada que impeça que cada andar ganhe sua própria decoração

3. Bolo vermelho e branco

FOTO: REPRODUÇÃO / THE KNOT

É recomendável que a tonalidade do vermelho, cor da paixão, seja escolhida levando-se em consideração as demais cores da paleta de decoração do seu casamento.

4. Bolo com chantilly

FOTO: REPRODUÇÃO / STYLE ME PRETTY

Podendo ser decorado das mais variadas formas, o bolo com chantilly é uma opção delicada e deliciosa.

5. Bolo naked

FOTO: REPRODUÇÃO / STYLE ME PRETTY

O naked cake combina muito bem com a rusticidade dos casamentos realizados no campo ou na praia e é uma opção certeira para quem busca transmitir a ideia de simplicidade. Há diversas formas de decorá-lo, mas as principais são com flores, dando um toque romântico à cerimônia, e com frutas, que trazem um ar de frescor e tropicalidade.

Com dois andares, quadrado, com chantilly, naked, vermelho e branco… cada um é tão lindo e tão inspirador que até dá vontade de escolher um de cada, não é mesmo?

O que considerar na hora de escolher o bolo?

FOTO: REPRODUÇÃO / STYLE ME PRETTY

Para escolher o bolo perfeito para o seu momento, é importante que você leve em consideração alguns aspectos do casamento: qual é o estilo dos noivos e da decoração, qual será a quantidade de convidados, em que local e o horário será realizado, o que será servido e se haverá mesa de doces; bem como qual é o orçamento previsto para a elaboração do bolo.

Como escolher o recheio do bolo?

FOTO: ISTOCK

A dica para acertar na escolha do recheio do bolo (e da própria massa) é que você deguste vários sabores, dentre as opções de bolo que desejar, e escolha assertivamente o sabor que mais agrade a você e ao noivo.

Os recheios mais amados

Dentre o mar de sabores que temos à nossa disposição, fica fácil a indecisão bater, não é mesmo?! As opções pelos sabores suaves são as principais pedidas, mas os amados sabores de brigadeiro e beijinho, combinados com frutas, por exemplo, também fazem muito sucesso.

A chef Bruna Vendrametto nos revela que os sabores mais pedidos são os clássicos com massa branca, com os seguintes recheios:

Recheio de nozes: é uma opção bem versátil, já que pode ser combinada com diversos outros recheios, como brigadeiro, por exemplo.

Leia também: Bolo de noivado: como escolher o tipo ideal para sua comemoração

Recheio de baba de moça: recheio mais pedido, é uma opção leve para casamentos diurnos.

Recheio de abacaxi:geralmente é um recheio bem molhado e geladinho.

Recheio de ameixa: combinado com doce de leite ou com beijinho, fica uma delícia.

Caso você fique na dúvida entre sabores, pode optar por ter na festa uma mesa de bolos, na qual os noivos podem escolher um sabor para cada bolo.

A chef explica, ainda, que o cálculo da quantidade de bolo é de, aproximadamente, 100 gramas por convidado, o que equivale a mais ou menos uma fatia de bolo.

Leia também: Doces para casamento: 30 ideias lindas e deliciosas

Mais bolos de casamento para te inspirar

Esse campo referente aos bolos de casamento é tão vasto, tão cheio de ideias e criatividade, que trouxemos mais algumas opções de bolos para ajudar você a se inspirar na sua escolha.

Um bolo branco de dois andares não tem erro

FOTO: REPRODUÇÃO / STYLE ME PRETTY

Olha esse bolo que transmite delicadeza e frescor

FOTO: REPRODUÇÃO / STYLE ME PRETTY

E esse cheio de glamour e estilo

FOTO: REPRODUÇÃO / STYLE ME PRETTY

As flores são uma ótima opção para decorar seu bolo

FOTO: REPRODUÇÃO / STYLE ME PRETTY

Esse é para as noivinhas românticas

FOTO: REPRODUÇÃO / STYLE ME PRETTY

E esse para quem ama o azul tiffany

FOTO: REPRODUÇÃO / STYLE ME PRETTY

Quanta delicadeza cabe em um bolo?

FOTO: REPRODUÇÃO / STYLE ME PRETTY

O bolo de dois ou mais andares é ideal para casamentos exuberantes

FOTO: REPRODUÇÃO/FOTOS DE CASAMENTOS

O que falar desse bolo decorado com flores?

FOTO: REPRODUÇÃO/FOTOS DE CASAMENTOS

Que tal o Ruffled cake?

FOTO: REPRODUÇÃO/ THE MERRY BRIDE

O que você escreveria no seu Chalkboard Cake?

FOTO: REPRODUÇÃO/AMANDO COZINHAR

Por fim, um naked cake apaixonante

FOTO: REPRODUÇÃO / HELLO MAY

E tem muitas outras opções de bolos para você: com rendas e/ou pérolas comestíveis, francês (croquembouche), o dripp cake, o geométrico, o marmorizado e por aí vai… Na dúvida, reforçamos, você pode fazer uma mesa com vários bolos.

Enfim, você viu só quanta dica legal e como há opções bacanas de bolos para você se inspirar e escolher o que melhor se enquadra ao seu estilo, ao do seu noivo e ao do seu casamento? Delicie-se…

 

Lucila Vilarins