Em entrevista coletiva PMTO diz que esta tudo pronto para primeira etapa do concurso

Em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, 08, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), em Palmas, o presidente da Comissão do Concurso da PMTO e Chefe do Estado Maior, coronel Marcelo Falcão Soares, garantiu que está tudo pronto para a realização da primeira etapa do certame, que acontece no próximo domingo, 11, e teve número recorde de inscritos (cerca de 86.524), sendo um dos maiores já realizados no Estado.

Serão dois concursos distintos, pela manhã ocorrem as provas para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais (CFO) no horário de 08h00min às 12h00min. Já no período da tarde acontecem as provas para o ingresso no Curso de Formação de Soldados (CFSD), das 14h30min às 18h30min. Os portões dos locais de prova serão abertos com uma hora de antecedência. São ofertadas 1.000 vagas para soldados e 40 vagas para cadetes no CFO da PM. Os salários iniciais, após os cursos de formação, são de R$ 4.455,46 para soldado e R$ 8.382,10 para aspirante a oficial.

As provas do CFSD serão realizadas nas cidades de Arraias, Taguatinga, Dianópolis, Natividade, Porto Nacional, Araguatins, Augustinópolis, Sítio Novo do Tocantins, Tocantinópolis, Wanderlândia, Gurupi, Alvorada, Formoso do Araguaia, Palmas, Paraíso, Miracema e Araguaína. Já as provas do CFO ocorrem apenas nas regionais em Palmas, Arraias, Araguatins, Gurupi, Araguaína.Chefe do Estado-maior da PM durante coletiva de imprensa no Quartel do Comando Geral.jp

Na ocasião, o gestor de concursos da AOCP, Wesley Faria, destacou que toda logística para realização desta primeira fase do concurso está pronta. Ele orientou os candidatos a lerem o edital e acessarem o site da instituição, onde já estão disponíveis os locais de provas, e se possível visitarem com antecedência esses locais, para minimizar os riscos de imprevistos no dia da prova.

Sobre a convocação dos aprovados para o concurso, coronel Falcão fez questão de esclarecer: “O Secretário de Administração nos garantiu a previsão do provimento e efetivação de todos os candidatos aprovados para este ano. Os aprovados podem ficar tranquilos que o governo do Estado cumprirá com todo o cronograma do concurso”.

Provas

As provas intelectuais serão objetivas, de múltipla escolha, dissertativa, e terão o seguinte conteúdo: língua portuguesa, raciocínio lógico e matemática, atualidades e conhecimentos regionais, noções de direito, noções de informática, normas pertinentes à PM. Em caráter discursivo, a redação. No total, serão 60 questões que somarão 100 pontos.

Para soldado, o candidato deverá obter o mínimo de 50% de acerto, tendo pelo menos um ponto em cada disciplina; já na de oficial, a pontuação mínima será de 60% de acerto, tendo pelo menos um ponto em cada disciplina para ser aprovado para a segunda etapa do certame.

Pmto