Próximos dias serão de chuvas brandas e alta intensidade de raios ultravioleta, segundo Defesa Civil de Palmas

Apesar de o monitoramento da Defesa Civil Municipal de Palmas não apontar risco de temporal para os próximos dias, o alerta é para que a população intensifique a proteção contra o sol, pois a radiação ultravioleta (UV) deve permanecer durante toda a semana em nível extremo. O nível pode sofrer variação a depender da quantidade de nuvens no céu, no entanto, quem se expõe aos raios UV sem proteção, seja com roupas, chapéus, luvas ou filtro solar, fica exposto a mais riscos de desenvolver doenças de pele e queimadura.

O Boletim da Sala de Situação da Defesa Civil Municipal de Palmas desta quinta-feira, 08, prevê chuvas regulares para os próximos dias. Para esta quinta-feira, a previsão é de chuvas rápidas e espaçadas que devem alcançar 13 milímetros de precipitação, volume inferior ao da chuva do dia anterior, que foi de 16 milímetros.  O que deve manter a umidade relativa do ar em nível bom, variando entre 48% e 69% e temperaturas entre 24° C e 30° C. Os ventos não devem ultrapassar os 18,5 km/h.

A previsão do tempo é de que se mantenha o clima suscetível a chuvas para os próximos dias. Nesta sexta-feira, 09, há 90% de chances de chuva com volume estimado em 23 milímetros com temperatura variando entre 22° C e 32° C.

No sábado, 10, a previsão é 90% de chances de chuva estimada em 10 milímetros, com temperaturas variando entre 22° C e 33° C. Também há chances de chuva no domingo, 11, quando a probabilidade é de 80% de chuva, cujo volume esperado é de 15 milímetros e temperaturas variando entre 22° C e 31° C.

Para todo o fim de semana a previsão é de que os ventos variem entre 13 e 14 km/h com umidade relativa do ar entre 51% e 81%. O acumulado de março, até o último dia 07, é de 33,8 milímetros. No mês de janeiro a precipitação acumulada foi de 309,5 milímetros e em fevereiro de 350,6 milímetros.

Descargas elétricas

O boletim traz ainda um alerta para a ocorrência de raios e recomendações em caso de enchentes. No caso de possíveis enchentes, algumas das recomendações são de jamais enfrentar a água, permanecer abrigado e calçado e se manter longe de cabos elétricos caídos.

Com relação aos raios, cuja incidência em todo o Estado é grande, as recomendações são de buscar abrigo dentro de edificações, não permanecer em áreas descampadas, especialmente, próximo a árvores isoladas;  em pontos de veraneio, ficar fora da água; permanecer dentro do carro, caso esteja dirigindo; usar telefone somente em caso de emergência e não operar maquinários ou equipamentos energizados durante a tempestade.

O boletim foi elaborado com base em dados baseados no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da empresa Climatempo e do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos do Tocantins.

 

Prefeitura Palmas