5 livros que toda mulher deveria ler: a gente te dá excelentes motivos

Assim como tudo na vida, é importante aprender com as experiências anteriores. Ler e compartilhar dicas de leitura com outras mulheres só faz crescer. É importante que as mulheres tenham conhecimento de como chegaram até aqui e como esse movimento foi realizado com o passar dos anos.

Esta lista reúne 5 livros que são de grande importância para a construção da identidade das mulheres do século XXI.

Indicações de livros

O Segundo Sexo (Le Deuxième Sexe) – Simone de Beauvoir

O primeiro livro da lista é considerado, no mundo todo, uma das mais importantes e celebradas obras da história do pensamento feminino. Escrito por Simone de Beauvoir, Filósofa Existencialista e Intelectual, que estudou em diversas instituições como a Sorbonne, o Segundo Sexo é um livro que trata do papel da mulher na sociedade historicamente, em diversos âmbitos.

Colocando-as enquanto indivíduos em uma sociedade onde sempre foram vistas sem a autonomia necessária para que pudessem ser livres e com direito de escolhas individuais. No Brasil, este livro foi traduzido em dois volumes e analisa a condição feminina nas esferas sexual, psicológica, social e política.

Mulheres que Correm com Lobos (Women who run with the wolves) – Clarissa Pinkola Estés

Este livro de Clarissa Pinkola propõe resgatar o passado e atingir a verdadeira libertação entre as mulheres. Interpretando 19 contos e histórias antigas, a autora procura identificar o arquétipo da Mulher Selvagem e da essência da Alma Feminina. Clarissa Pinkola é uma celebrada Psicanalista Jungiana que tem como especialidade, além de estresse pós-traumático, a conexão com o passado e as jornadas da alma.

mulher paz livro 400x800 0318

Só para mulheres e homens que gostam muito das mulheres – Sonia Hirsch

Descrito por ela como um livro cor de rosa que toda mulher precisa ler e ter à mão para consultar, a obra trabalha importantes questões do cotidiano feminino que transitam do orgasmo até a menopausa, passando por estrias, osteoporose, tensão-pré-menstrual (TPM) e gravidez. Sonia Hirsch é jornalista e especialista em saúde, além de ter estudado medicina natural e oriental e alimentação natural.

Círculos Sagrados Para Mulheres Contemporâneas: Práticas, Rituais e Cerimônias Para o Resgate da Sabedoria Ancestral e a Espiritualidade Feminina – Mirella Faur

Escrito de forma didática e com diversas orientações práticas, o livro escrito por Mirella Faur aborda modelos de rituais, meditações e fornece bastante material informativo para que as mulheres interessadas iniciem ou mesmo aprofundem seus conhecimentos das vivencias relacionadas à sabedoria milenar feminina. Este livro conta com experiências práticas e teóricas da própria autora que é iniciadora do Movimento da Espiritualidade Feminina em Brasília.

Outros jeitos de usar a boca (Milk and Honey) – Rupi Kaur

Este livro de poesia, prosa e ilustrações, trabalha temas absolutamente contemporâneos e imprescindíveis de serem debatidos. Rupi Kaur é conhecida como “instapoet” por ser poeta em sua página do Instagram.

Neste aplicativo, a jovem – nascida em 1992 – declara poemas e textos que trabalham com os mais urgentes e atuais temas relativos ao papel da mulher na sociedade. Neste contexto, seu livro contempla temas de violência, abuso, amor, perda e feminilidade. É um ótimo livro para quem busca uma linguagem mais contemporânea e, ao mesmo tempo, tão clássica por abordar temas historicamente debatidos que nunca deixam de ser atuais.