4 maneiras para disfarçar os poros do rosto

Na verdade, o tamanho dos seus poros não é algo que você deveria se preocupar muito. Afinal, é perfeitamente normal eles serem visíveis, especialmente em áreas mais oleosas do rosto, como o queixo, a testa ou o nariz. “Seus poros são seus poros, seus tamanhos não são mutáveis”, diz o Doutor Robin Evans, um dermatologista da SoCo Dermatology, em Connecticut, nos Estados Unidos. Mas, caso seja algo que te incomode, temos algumas dicas que ajudam a disfarçar.

1. Mantenha seus poros limpos

Quando você está atrasada para o trabalho ou chega cansada em casa após um longo dia, pode parecer tentador ignorar um pouco os cuidados com a pele. Porém, a oleosidade que junta no rosto durante o dia é o maior inimigo dos poros então é super importante deixá-los limpos, preferencialmente com um sabonete específico para remover a oleosidade. “Manter os poros limpos podem fazê-los parecer menos óbvios” Diz o Dr. Evans.

2. Proteja sua pele

Ao longo do tempo, sua pele vai perdendo um pouco a elasticidade, e quando isso acontece, os poros podem ficar ainda mais abertos. E, enquanto isso pode não estar no topo da sua lista de coisas para se preocupar no momento, certos hábitos – como fumar ou se bronzear – podem fazer sua pele envelhecer mais rápido do que deveria. Portanto, mantenha sua pele protegida (e consequentemente, seus poros também) com o uso de protetores solares ou hidratantes não oleosos.

3. Não os esprema

Você pode ficar tentada a espremer o óleo para fora dos seus poros, mas isso pode deixá-los inflamados ou irritados – e nada faz seus poros parecerem mais visíveis que uma espinha gigante. “Nunca esprema seus poros, a melhor maneira de tirar a sujeira de dentro deles é com a ajuda de um profissional” Explica o Dr. Evans. Se não for uma opção, deixe o seu sabonete fazer a limpeza e não as suas unhas.

4. Escolha uma boa base

Pode não ser possível encolhê-los completamente, mas a maquiagem certa pode fazê-los desaparecerem. “Maquiagens minerais são as melhores para camuflagem” Diz o Dr. Evans. Opte por uma base em pó, vai deixar a textura da pele um pouco mais suave.

 

Elisa Barbosa