5 vezes em que a decoração afeta a faxina da sua casa

Você provavelmente nunca imaginou que a decoração da sua casa influencia na faxina. Mas já deve ter reparado que algumas coisas são mais fáceis de limpar do que outras (como uma bancada de pedra vs. o carpete dos quartos) o que significa que a forma como você monta o décor vi tornar essa tarefa mais ou menos fácil. Ou seja, a decoração afeta a faxina e você pode ter o triplo do trabalho por causa disso.

Mas, calma. Se você não tem ideia de como isso acontece, nós separamos alguns erros básicos em que a decoração afeta a faxina – é só você prestar atenção nos itens abaixo e deixar a sua rotina mais tranquila.

1.Materiais que refletem

Uma superfície de vidro ou de aço inoxidável cria um efeito incrível, mas deixa manchas e marcas de digitais muito mais visíveis do que um material como a madeira ou a pedra. É um desafio manter essas áreas sempre limpas, por isso, pense duas vezes antes de colocá-las na sua casa, ok? Ah, e o mesmo vale para o vidro – espelhos ou portas de vidro para o box são difíceis de manter 100% limpas e livres de manchas, e vale a pena se perguntar se você quer esse trabalho a mais.

 

2.Azulejos minúsculos

A matemática é simples: quanto menores os azulejos do banheiro, maior a quantidade de limo que vai acumular nos rejuntes e nos próprios azulejos. Se você faz questão das peças menores, pode escolher por uma cor mais escura (que não o branco) e que vai mostrar menos a sujeira, ou investir em modelos maiores.

3.Armazenamento aberto

Pense em uma cozinha cheia de prateleiras com temperos, potes de vidro com alimentos secos, copos e pratos… Mas essas prateleiras são abertas e todos esses itens estão sem proteção. Resultado: muito mais pó para você limpar no dia a dia. Ter espaços de armazenamento aberto é um convite para o acúmulo de pó, por mais bonitos que pareçam. Se puder, evite prateleiras abertas em casa, porque elas exigem muito cuidado e um trabalho duplo: você precisa constantemente limpar as próprias prateleiras e tudo o que tem em cima delas.

4.Miudezas decorativas

Por mais que pareça incrível ter um monte de bibelôs e delicadezas na decoração de casa (principalmente em cima da lareira, como vemos no Pinterest), imagine o trabalho que dá para limpar tudo isso semanalmente. O minimalismo pode não ser o seu melhor amigo, mas lembre-se que quanto menos coisas você tiver expostas em casa, mais fácil de fazer a faxina.

5.Superfícies texturizadas

Se você tem uma parede de tijolos pintados em casa, deve saber que não é fácil mantê-las limpas – assim como os seus arredores, porque os pequenos vincos juntam poeira com facilidade. Pode parecer incrível ter uma parede neste estilo na cozinha de casa ou na sala, junto à lareira, mas ao mesmo tempo, pode dificultar a hora da limpeza. E isso, claro, vale para diferentes tipos de textura, como ter carpetes no chão (o maior inimigo dos alérgicos) ou paredes de painéis.

Marcela De Mingo