Porto Nacional é umas das 3 primeiras cidades que terão sinal analógico desligado em agosto

Moradores vão precisar de aparelhos com conversor para sintonizar sinal digital e assistir à televisão. No estado, o desligamento só vai terminar em 2023.

O desligamento do sinal analógico de televisão no Tocantins começa em agosto. As primeiras cidades do estado que vão passar pela mudança são Palmas, Porto Nacional e Barrolândia. O desligamento vai continuar gradualmente e só deve alcançar todos os municípios em 2023.

O processo começou no Brasil em fevereiro de 2016. A TV Anhanguera de Rio Verde foi a primeira a ser transmitida exclusivamente pelo sinal digital. Para os moradores, a mudança vai significar mais qualidade de sem o imagem na tela.

“Quando eu saio, que eu entro numa farmácia, num supermercado que tem televisão, eu amo. Porque é tudo muito bonito. É uma imagem de qualidade”, diz a cozinheira Eurinete Pereira. Na casa dela, a TV é do tipo tubo e ainda não tem conversor. Ela se prepara para adquirir uma antena que capte o novo sinal.

A maioria dos modelos mais novos de TV, ditos de tela fina (plasma, LCD, LED), já possui um conversor de TV digital integrado, mas a recomendação é consultar o manual do produto para ter certeza.

Em caso de dúvidas, o telespectador poderá procurar informações aqui ou entrar em contato gratuitamente com uma central de atendimento telefônico pelo número 147.

Por TV Anhanguera