Educadores da região de Dianópolis participam de formação do Programa Ensino Médio Inovador

Os profissionais que atuam nas escolas ofertantes do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), no Sudeste do Tocantins, participaram nesta sexta-feira, 2, em Dianópolis, de uma formação promovida pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). O objetivo foi oferecer alternativas para o aperfeiçoamento da proposta curricular destas unidades de ensino. O Proemi leva às escolas uma nova dinâmica com atividades práticas de arte, cultura, esporte, de iniciação científica e pesquisa, acompanhamento pedagógico de Matemática, Língua Portuguesa, além de outras iniciativas que promovem o protagonismo juvenil.

“Buscamos fortalecer o planejamento das unidades escolares em função da proposta pedagógica da Seduc visando à melhoria constante da aprendizagem dos nossos alunos. Nesse encontro também foram socializadas as ações exitosas do fortalecimento da aprendizagem nas unidades escolares, para que sirvam de inspiração para as demais”, explicou a coordenadora estadual do Proemi, Nelma Matias Pinheiro.

Participaram da formação diretores, coordenadores e professores do Proemi, além da equipe da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Dianópolis: supervisores, técnicos do currículo de Matemática, Português, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Desporto.

Segundo a diretora da DRE, Jane de Cássia Ribeiro Maciel, o diálogo entre as unidades de ensino foram fundamentais para a melhoria constante das ações do programa. “O monitoramento do Proemi busca dialogar com as unidades escolares e técnicos da regional para que possamos aprimorar as práticas pedagógicas que possam subsidiar o processo de ensino e aprendizagem no ensino médio”, destacou.

Ilzaides Suriano é coordenadora pedagógica da Escola Estadual Joaquim Francisco de Azevedo, localizada em Taipas. Ela relatou que os resultados do programa já podem ser percebidos no cotidiano escolar. “Os alunos estão mais empolgados com as atividades, estão mais criativos, mais participativos. Nosso objetivo é colaborar para o sucesso da aprendizagem desses alunos e nas avaliações externas, principalmente, no Exame Nacional do Ensino Médio”, frisou.

Atendimento

Em todo o Tocantins, são atendidos pelo Proemi cerca de 8 mil alunos, em 49 municípios. São beneficiadas com o programa, 254 turmas em 55 escolas. Além das atividades práticas e da utilização do lúdico nas aulas, desde 2017, o Proemi passou a oferecer o acompanhamento pedagógico de Matemática, Língua Portuguesa. Outra novidade que agradou aos estudantes foi a inserção da área de conhecimento ‘Mundo do Trabalho’, que promove uma integração curricular, na qual o aluno terá mais oportunidades de refletir sobre a sua atuação no universo  profissional.