Palmas: Prefeitura lança campanha para denúncia de violência contra a mulher

Totalmente gratuito, o Disque 180 funciona 24 horas por dia e é um serviço de utilidade que preserva o anonimato do autor da ligação

Durante todo o mês de março acontecerá em Palmas uma campanha para denúncia de violência contra a mulher. A campanha vai divulgar o número 180 como central de recebimento de denúncias de violência doméstica e oferecer uma programação de ações relativas à sensibilização de vítimas e comunidade em geral para o assunto. A programação está a cargo do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (Condim) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes).

A abertura da programação acontece nesta segunda-feira, 5, às 9 horas, no Centro de Referência da Mulher Flor de Lis, na Quadra Arse 71, com o lançamento da Campanha que divulgará o serviço de chamadas 180. O serviço é objeto da Lei Municipal nº 2.369/2018, de autoria da vereadora Vanda Monteiro, que obriga a afixação de avisos com o número do Disque Denúncia da Violência contra a Mulher em estabelecimentos públicos e comerciais.

Segundo a diretora municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Valtonia Gonçalves dos Santos, a lei veio para garantir a publicidade ao Disque 180, “que é de suma importância para o direito e defesa da mulher vítima de violência. A denúncia, através deste canal, não depende só da vítima. Qualquer pessoa pode denunciar e aquele caso vai direto para a delegacia”, afirmou a diretora.

Disque 180

O Disque 180 funciona 24 horas por dia e é um serviço de utilidade, totalmente gratuito e que preserva o anonimato do autor da ligação. A Central recebe denúncias de violência, reclamações sobre serviços da rede de atendimento à mulher e orienta as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhados para outros serviços quando necessário.

Através da Lei nº 2.369/2018, os estabelecimentos públicos e privados de Palmas terão que divulgar o telefone do Disque Denúncia de violência, abuso e exploração sexual contra a mulher, Disque 180. A lei determina que placas sejam afixadas em locais de fácil acesso, de visualização nítida e fácil leitura.

Programação de março

Para dar ampla divulgação ao canal de denúncias, outras ações serão realizadas com a ajuda de parceiros como Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Estadual, Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Associação de Servidores Municipais de Palmas (Assemp), etc. Confira abaixo a programação, que é aberta à população.

 

5/3/2018

9h

Centro de Referência da Mulher Flor de Lis Lançamento da campanha 180 Comdim

SEMUS/NUPAV/MPTO – Núcleo Maria da Penha e DPTO – Nudem

5/3/2018 16h Secretaria de Educação

Escola Almirante Tamandaré

Arse 132 sul

 

Palestra com as diretoras das escolas da rede Municipal de Palmas.

Palestra com a Coordenadora do Núcleo Maria da Penha e Promotora de Justiça: Dra. Thais Cairo Souza Lopes.

Secretaria Municipal de Educação, Comdim/ MPTO- Núcleo Maria da Penha e DPTO – Nudem
8/3/2018

9h

Câmara Municipal de Vereadores Sessão Solene Câmara de Vereadores
8/3/2018

16h30

Av. JK em frente à Prefeitura de Palmas Blitz educativa Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana,

Comdim e DPTO – Nudem

13/3/2018

18h

Parque Cesamar Aula de dança e panfletagens Assemp, Comdim, MPTO- Núcleo Maria da Penha e DPTO – Nudem
15/3/2018

9h

Cras Santa Barbara Roda de conversa Comdim

Semus/Nupav/ MPTO- Núcleo Maria da Penha e DPTO – Nudem

15/3/2018

17h

Av. Tocantins em Taquaralto em frente à loja Americanas Blitz Educativa Secretaria Mul. de Infraestrutura, Serviço Públicos, Secretaria Mul. de Segurança e Mobilidade Urbana, Comdim e DPTO – Nudem
16/3/2018

17h

Av. do Parque Sussuapara Blitz educativa e intervenção nos bares Secretaria Mul. de Infraestrutura, Serviço Públicos, Secretaria Mul. de Segurança e Mobilidade Urbana, Comdim/MPTO- Núcleo Maria da Penha e DPTO – Nudem
19/3/2018

9h

Cras Morada do Sol Roda de conversa Comdim

Semus/Nupav/MPTO- Núcleo Maria da Penha e DPTO – Nudem

20/3/2018

9h

Cras Aureny III Roda de conversa Comdim

Semus/Nupav/MPTO- Núcleo Maria da Penha e DPTO – Nudem

21/3/2018 09h Cras 407 Norte Roda de conversa Comdim

Semus/Nupav/MPTO- Núcleo Maria da Penha e DPTO – Nudem

22/3/2018 9h Cras Taquaruçu Roda de conversa Comdim

Semus/Nupav/MPTO- Núcleo Maria da Penha e DPTO – Nudem

27/3/2018  9h Parque do Idoso Roda de conversa Comdim

Semus/Nupav/MPTO- Núcleo Maria da Penha e DPTO – Nudem

 

28/3/2018 9h Cras Taquari Roda de conversa Comdim

Semus/Nupav/MPTO- Núcleo Maria da Penha e DPTO – Nudem

29/3/2018

16h

Secretaria de Desenvolvimento Econômico Assinatura de contrato das “mulheres empreendedoras” Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comdim e DPTO – Nudem

Juliana Matos, Palmas