Moradores enfrentam fila gigante para buscar atendimento em posto de saúde

Moradores precisam enfrentar filas gigantes para buscar atendimento médico no centro de saúde do setor Lago Sul, em Palmas. Um vídeo gravado na manhã desta sexta-feira (2) mostra as pessoas do lado de fora esperando a unidade abrir para agendar consultas. O problema ocorre há cerca de três meses, segundo a comunidade.

Maria Elza Rodrigues mora na região e disse que chegou ao local de madrugada, por volta das 5h. Ela relata que já tinham mais de 20 pessoas esperando na fila. O posto atende moradores de outros setores, como o Aeroporto e o Jardim Aureny III.

“As pessoas chegam cedo, algumas 3h da madrugada. Se você chegar depois das 6h pode voltar para casa porque não vai conseguir ser atendido”, relatou.

Moradores da região sul de Palmas reclamam das filas em posto de saúde (Foto: Nathália Henrique/TV Anhanguera)Moradores da região sul de Palmas reclamam das filas em posto de saúde (Foto: Nathália Henrique/TV Anhanguera)

Moradores da região sul de Palmas reclamam das filas em posto de saúde (Foto: Nathália Henrique/TV Anhanguera)

Cansados de esperar, alguns sentam no chão, outros levam cadeiras. Maria explicou que as senhas são limitadas e o posto de saúde entrega apenas uma senha por família. “No mês passado consegui atendimento para o meu filho. Neste mês, estou buscando atendimento para o meu outro filho”.

Os moradores reclamam que apenas um médico está fazendo o atendimento nesta sexta-feira. Algumas pessoas precisam faltar ao trabalho para consultar. As dificuldades são para consultas com clínicos gerais e com especialistas, como ginecologista e urologista.

A Secretaria Municipal de Saúde disse que o centro possui três equipes de saúde da família completas, ou seja, todas têm médico, enfermeiro e agente de saúde.

Quanto ao agendamento de consultas, a secretaria explicou que funciona da seguinte forma: todo último dia do mês e os dois primeiros dias do mês seguinte são dedicados para agendamento de 150 consultas eletivas, não urgentes, mensais para as três equipes.

Além destas vagas, segundo a secretaria, as equipes realizam atendimento das consultas pré agendadas todos os dias.

No total as três equipes podem oferecer até 980 consultas por mês com tempo que varia de 15 a 40 minutos cada, dependendo do caso. A área de abrangência do centro é de 12 mil pessoas e está dentro do preconizado pelo Ministério da Saúde, finalizou a secretaria.