Ford deixa escapar nova geração do Focus e prepara fim do RS

Quarta geração do hatch médio será apresentada no Salão de Genebra; RS sairá de linha logo em seguida

A Ford não conseguiu manter o segredo até março. A nova geração do Focus foi flagrada sem qualquer camuflagem em Portugal por leitor do site húngaro Vezess.
 

O Focus fotografado tem caracterização esportiva, com para-choques mais elaborados e rodas diamantadas de 18 polegadas. Pode ser uma versão ST Line ou mesmo a versão ST, com motorização exclusiva.

Esta quarta geração do hatch médio será uma das grandes atrações do Salão de Genebra, no próximo mês. Pelo flagra e pelas imagens já divulgadas pela Ford, este novo Focus representará uma revolução estética para o modelo.

O capô está mais longo e tem vincos mais marcados e o para-brisa mais vertical dá a impressão de que o capô está mais longo do que antes. Além disso, os faróis com faixa de led no meio lembram muito os dos Volvo mais recentes.

Imagem divulgada pela Ford mostra o novo Focus com a carroceria definitiva escondida por adesivos (Divulgação/Ford)

A linha de cintura deixou de ser contínua, lembrando bastante os carros da Mazda. Por outro lado, a traseira vista de perfil tem muito dos hatches da BMW.

Na Europa, o novo Ford Focus será oferecido com o motor 1-litro de três cilindros EcoBoost e com o novo 1.5 EcoBoost, também 3-cilindros, além de um 2.0 aspirado. Vale dizer que o câmbio Powershift de dupla embreagem e seis marchas será mantido.

Levará algum tempo para a apresentação de versões mais potentes. Mesmo assim, a Ford já se prepara para encerrar a produção do Focus RS atual. A versão com motor 2.3 Ecoboost de 350 cv terá sua produção encerrada em 6 de abril.

Série laranja marcará a produção dos 50 últimos Focus RS (Divulgação/Ford)

Para marcar o fim da versão, as últimas 50 unidades destinadas ao Reino Unido farão parte de uma série especial que marcará os 50 anos do lançamento do Escort RS.

Chamada Heritage Editions, a série será marcada pela carroceria laranja combinada com rodas pretas e pinças de freio cinza, assim como os retrovisores e o spoiler traseiro. Por dentro, há bancos Recaro parcialmente revestidos de couro e acabamento de fibra de carbono. Por fim, o motor tem potência aumentada para 370 cv e ganha auxílio de diferencial com deslizamento limitado.

Versão tem mais potência e diferencial com deslizamento limitado (Divulgação/Ford)

Por Henrique Rodriguez, QR