Estudantes universitários iniciam imersão no SUS de Palmas neste domingo, 14

Um total de 40 estudantes de cursos na área de saúde, tanto do Tocantins quanto de outros estados, iniciam neste domingo, 14, uma imersão teórica, prática e vivencial na rede municipal de saúde. Trata-se de mais uma edição do projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) que encerra no próximo dia 23.

Nesses dez dias, os estudantes que ficarão alojados na Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo farão visitas a alguns Centros de Saúde da Comunidade como o CSC José Hermes Damaso, no Setor Sul, CSC da Arso 111 e CSC Valéria Martins (Arse 122); neste último eles farão junto com uma equipe de saúde da família, visitas domiciliares.

Os estudantes também conhecerão o Ambulatório Municipal de Atenção à Saúde Dr. Eduardo Medrado (Amas), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o Núcleo de Assistência Henfil e as Unidades de Pronto Atendimento Norte e Sul. Também estão previstas visitas a aldeia indígena Salto Xerente em Tocantínia, a estabelecimentos públicos de saúde de Porto Nacional, à casa da Dona Romana em Natividade, ao Aterro Sanitário de Palmas, aos hospitais públicos na Capital, a ocupações urbanas, além de realizar um mutirão agroecológico no Assentamento São João.

De acordo com a enfermeira Mariane de Melo Costa que faz parte da comissão organizadora, essa imersão possibilita aos estudantes um novo olhar em relação ao SUS. “O objetivo é que esses futuros profissionais conheçam a realidade do SUS antes do processo de formação e que eles desenvolvam o pensamento crítico e reflexivo, além da troca de experiências e do fortalecimento do SUS que essa vivência proporciona”, ressalta Mariane informando que dos 40 estudantes, dez são de outros estados e os demais são oriundos de instituições públicas e particulares do Tocantins, abrangendo os cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Farmácia, Fisioterapia e Assistência Social.

Projeto

O VER-SUS é uma estratégia para qualificação e desenvolvimento dos futuros profissionais e trabalhadores do SUS. O projeto é desenvolvido por estudantes universitários em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp)

 

Prefeitura Palmas

CLOSE
CLOSE