Como planejar o orçamento para tirar férias?

Ah, as férias! A gente espera ansiosamente por elas o ano inteiro, sonhando com o descanso e, principalmente, com a possibilidade de viajar para sair da rotina. Mesmo assim, muitas pessoas ainda não têm o hábito de planejar com antecedência o que farão neste período. O que há de errado nisso? Suas férias podem ter um peso bem maior para seu bolso!

Ah, as férias! A gente espera ansiosamente por elas o ano inteiro, sonhando com o descanso e, principalmente, com a possibilidade de viajar para sair da rotina. Mesmo assim, muitas pessoas ainda não têm o hábito de planejar com antecedência o que farão neste período. O que há de errado nisso? Suas férias podem ter um peso bem maior para seu bolso!

Compra de passagens

Passagens de avião podem sair até 50% mais baratas se compradas com antecedência, principalmente se você conseguir aproveitar promoções de companhias aéreas. Se tiver férias em períodos de alta temporada, antecipar-se é ainda mais importante! Você terá mais opções de voos e, é claro, de preços também!

Mesmo que a viagem seja de ônibus, vale a pena comprar a passagem com bastante antecedência. Destinos concorridos, como Rio de Janeiro, costumam ter as passagens mais econômicas esgotadas antes do que as de ônibus leito, cujo custo é mais alto

Aluguel de veículo

Para quem viaja de carro alugado, a antecedência também garante melhores preços. Alugar um veículo compartilhado por plataformas é sem dúvida o mais econômico, mas você precisará sair na frente se quiser fugir dos altos preços das locadoras de automóvel tradicionais.

Planeje-se para reservar seu carro com antecedência, quando existe maior oferta disponível e você poderá fazer a escolha daquele veículo que mais está de acordo com o perfil de sua viagem, garantindo também os menores preços.

Hospedagem

Opções mais econômicas de hospedagem, como Airbnb, também costumam se esgotar mais rapidamente em períodos de alta procura. Se a intenção é alugar neste modelo, o ideal é avaliar as acomodações com antecedência e garantir a reserva.

Para quem fica em hotéis, é importante lembrar que os quartos com preços mais acessíveis também são reservados rapidamente. Além disso, muitos desses estabelecimentos oferecem descontos para quem fizer pagamento antecipado, uma vez que precisam de capital para realizar melhorias em sua estrutura para o período de férias.

Reserva de restaurantes

Quer conhecer os melhores restaurantes do destino para o qual vai viajar? Dá para fazer isso sem gastar tanto, basta se planejar. Aplicativos como Grubster ou programas como ChefsClub permitem a reserva em restaurantes com descontos bastante significativos. Além deles, é possível encontrar boas ofertas em sites de compras coletivas, como Groupon ou Peixe Urbano. Uma boa economia na hora das refeições!

Passeios turísticos

Parques temáticos ou atrações turísticas que recebem muitos visitantes costumam oferecer bons descontos para a compra antecipada pela internet. É a forma deles reduzirem seus custos com bilheterias e de você diminuir os gastos ao visitar esses locais, especialmente se for com a família. Fique atento também aos dias mais baratos, que costumam ser durante a semana.

Compras pela internet

Por fim, sabe todos aqueles itens indispensáveis para curtir a viagem, como biquíni, óculos de sol, raquetes de frescobol e até mesmo novas malas? É possível comprá-los por preços mais acessíveis se fizer uma boa pesquisa na internet e realizar a compra antes do período de férias, quando as lojas costumam aumentar os preços para aproveitar a alta demanda. Lembre-se, porém, de conferir o prazo de entrega, ou suas compras podem chegar quando já estiver viajando.

Pronto para começar a baratear as férias?

Já está com férias marcadas? Então está na hora de começar a conferir os itens dessa lista para assegurar um bom descanso para você e também para suas finanças. Não se esqueça de todos os gastos extras do início do ano, como IPVA, IPTU e matrícula escolar. Se garantir férias mais econômicas, conseguirá lidar com essas despesas sem preocupação e sem o risco de entrar no vermelho. Programe-se!

Você tem outra dica para baratear suas férias montando um planejamento bem completo? Compartilhe aqui nos comentários com outros leitores!

Guia do Bolso