15 quartos de criança para se inspirar

Por muito tempo, os projetos voltados para crianças ficaram restritos à decorações tradicionais. Alguns profissionais da CASACOR, de 2015 a 2017, provam que não precisa ser assim, apresentando quartos, brinquedotecas e mobiliários contemporâneos que encantam pelo jeito simples e leve de encarar a infância.

No espaço Design de Ninar, de Leila Dionizio, na CASACOR Rio de Janeiro 2016, o moderno se junta ao vintage e a brasilidade do Japalão é mesclada com técnicas minimalistas japonesas. Já para a Área Íntima dos Quartos, na CASACOR Brasília 2016, a arquiteta Renata Dutra explora toda a criatividade e curiosidade das crianças para fazer do quarto uma pequena aventura.

As cabanas, tendas e casinhas foram uma tendência charmosa que ajudam a criar uma atmosfera aconchegante e protegida para os pequeninos. O cobogó também marcou presença, servindo como uma divisão geométrica que não isola um espaço do outro. Na CASACOR São Paulo 2017, as arquitetas Fabiana Silveira e Patricia de Palma optaram por colocar no projeto do Quarto de Bebe as técnicas dos pequenos artesãos, como o macramê, que é usado no berço suspenso.

 

Quarto de Bebê. Neste quarto nada convencional, Fabiana Silveira e Patricia de Palma valorizam o trabalho de pequenos artistas e artesãos brasileiros. Bons exemplos são o berço suspenso em macramê e o painel de folhagem pintado por Adriana Mantô. De um lado, a parede com textura rústica traz a delicadeza das candy colours; do outro, o pórtico em madeira abriga a cama de apoio.

O quarto projetado pelo arquiteto Marco Reis, que fez sua estréia na CASACOR MG 2017 é inspirado no método Montessori, ou seja, ele propicia à seu pequeno ocupante a liberdade, por meio de um ambiente moldado de acordo com sua forma de ver o mundo. A cama é baixa e de fácil acesso, assim como as charmosas cadeirinhas e mesinhas ao canto. O design é contemporâneo e conta com padrões geométricos desenhados pelo próprio arquiteto.(Henrique Queiroga/CASACOR)

O quarto de brincar dispensa TV ou tablet. Ele tem muitos livros e espaço de leitura na cabana produzida pela By Floor. Até peças consagradas de design vêm com cara de criança, como as cadeiras Panton. No papel de parede Join the Circus, da designer Adelina Mehmeti, é possível substituir o rosto dos personagens por fotos da família e dos amigos. (Divulgação/CASACOR)