Polícia Comunitária e PM implantam Conselho Comunitário de Segurança em Brejinho de Nazaré

Na noite de sexta-feira, 03, uma equipe de policiais da Assessoria de Polícia Comunitária, vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública, em parceria com o 5° Batalhão da Polícia Militar, vinculado ao Comando do Policiamento da Capital (CPC), promoveram uma reunião de lançamento do Conselho Comunitário de Segurança da cidade de Brejinho de Nazaré, na região Central do Estado.

A reunião aconteceu na Escola Municipal Wanda Ferreira da Cunha e contou com a presença da prefeita Miyuky Hyashida, do Comandante do Policiamento da Capital, coronel Henrique Júnior, do Assessor de Polícia Comunitária, Capitão Thiago Monteiro, lideranças comunitárias, vereadores, secretários municipais, policiais militares e civis.

A implantação de um CONSEG no município tem como objetivo proporcionar aos moradores a colaboração e envolvimento na área da segurança pública, oportunidade em que terão voz ativa nas reuniões.A comunidade prestigiou o evento.

Na reunião o capitão Monteiro e o subtenente Costa, representante do 5° BPM, discorreram acerca do funcionamento do CONSEG, destacando sua importância frente a segurança pública. Em seguida a Presidente do CONSEG de Porto Nacional, Ides de Nazaré, apresentou as experiências vivenciadas na sua gestão e projetos realizados em parceria com as forças de Segurança.

Ato seguinte, o Assessor de Polícia Comunitária submeteu os nomes dos indicados à Diretoria Provisória do CONSEG para apreciação da comunidade presente, obtendo aprovação unânime.  A diretoria ficou composta pelos senhores André Luiz Gomes – Presidente; Lázaro Moura – Vice Presidente; Aniely César – 1ª Secretária; Edna Nunes – 2ª Secretária.

Na sequência foi oportunizada a palavra aos presentes que parabenizaram a iniciativa e reforçaram o apoio ao projetCoronel Henrique, comandante do CPC marcou presença no encontro..o. Por fim, ficaram estabelecidas as datas de 23 e 24/03 para realização do Curso de Agente Comunitário de Segurança (CACS) para a capacitação da comunidade nos temas de Princípios de Polícia Comunitária, Reconhecendo situações de riscos, canais de comunicação com as forças de segurança, mobilidade comunitária, entre outras, temas estes que trazem mais reflexões sobre a participação da comunidade na segurança pública.

O Comandante do Policiamento da Capital ressaltou a importância da parceria entre a comunidade e as forças de segurança na prevenção criminal e na busca pela qualidade de vida através dá segurança pública, ofertando total apoio à criação do CONSEG de Brejinho de Nazaré.

 

( Com informações da assessoria de comunicação da Polícia Comunitária)