Jalapão recebe mais de 1000 visitantes no Carnaval 2017

Parque Estadual do Jalapão apresenta balanço de ações no Carnaval 2017

A Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins informou nesta quinta, 2, o balanço das atividades no Parque Estadual do Jalapão – PEJ durante o período do Carnaval 2017. As ações foram desenvolvidas em seus atrativos turísticos entre os dias 24 de fevereiro e 1º de março. Só nas Dunas, um dos principais atrativos do PEJ, foram recebidos 1.020 visitantes, com atividades desenvolvidas pelos técnicos do Naturatins e voluntários em parceria com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura – SEDEN e da Prefeitura Municipal de Mateiros, com apoio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

Além de várias ações que tiveram o objetivo minimizar os impactos da visitação excessiva, comum ao período, houve o resgate de uma Arara Canindé, que se encontrava desabilitada em um dos atrativos da região. O pássaro já recebeu os primeiros atendimentos e será encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres – Cetas/Araguaína, onde será mantido em observação até ser reintegrado à natureza.

Foram realizadas visitas na Cachoeira da Velha e Prainha, com orientações de sensibilização, educação aParque Estadual do Jalapão apresenta balanço de ações no Carnaval 2017mbiental e ações de fiscalização. Além dessas ações, nas Dunas houve o monitorado para manutenção do controle de acesso, bem como nos demais atrativos do Parque.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Gilberto Iris de Oliveira, esclareceu o motivo da ação. “ Anualmente este é o feriado onde recebemos o maior número de visitantes. Logo nos organizamos para agir no controle, sensibilização e fiscalização de toda essa atividade turística intensa nesse momento, para garantirmos a sustentabilidade das riquezas naturais do Parque”, destacou agradecendo o apoio da comunidade e dos condutores.

“Quero então agradecer a comunidade e todos os condutores que nos apoia e colaborou com a implantação das novas regras de visitação, especialmente por compreender que o objetivo não era repreender a diversão, mas proteger e sensibilizar todos, sobre a necessidade de manter e preservar as belezas e riquezas de nossa região”, complementou.Parque Estadual do Jalapão apresenta balanço de ações no Carnaval 2017

O gerente de Unidades de Conservação e Monumentos Naturais, Marcelo Henrique Costa Rodrigues, avaliou os resultados. “O balanço foi muito satisfatório pois conseguimos ordenar e controlar as visitas nos atrativos, reduzindo os impactos da visitação excessiva e dos abusos cometidos por visitantes que precisam de uma maior atenção”, relatou.

No total mais de 20 pessoas estiveram envolvidas diretamente nas atividades, que contou com a mobilização de todas as equipes do PEJ e da APA Jalapão, composta por inspetores de recursos naturais e guarda parques, além do apoio de servidores da Sede, 6 voluntários do programa de “voluntários pela natureza” e de 4 policiais do Batalhão da Polícia Militar Ambiental – BPMA da região.

 

Cleide Veloso – Naturatins/TO