Dançarino de Tocantins realiza projeto na República Tcheca

Projeto contemplado com a Bolsa Funarte de Formação em Artes Cênicas inclui residência, oficinas e eventos em vários outros países europeus

No dia 19 de fevereiro, o dançarino e professor do Tocantins Jerfferson Costa, conhecido como Jeff, iniciou seu Projeto IFW – Interação Free Step World, em Praga – República Tcheca. O trabalho, que promove a troca de conhecimentos e técnicas de dança entre o Brasil e a Europa, foi contemplado com a Bolsa Funarte de Formação em Artes Cênicas 2016. Estão incluídos também diversos eventos em outros países, como Alemanha, França, Itália e Reino Unido.

A programação de oficinas, intervenções urbanas, gravações de vídeos, “batalhas”, palestras e debates, leva ao velho continente estilos urbanos de dança praticados no Brasil, como o “free step” (“passo livre”), especialidade do tocantinense Jeff. Também está agendada uma troca de experiências com os dançarinos do grupo Out of Bounds (Praga) e uma aula com a companhia; além das oficinas: de Hip hop, com o coreógrafo do coletivo, o professor Allan Lemaja; e de free step, ministrada por Jeff. Brasileiro, Allan leciona no Wod Brazil. Seu grupo Out of Bounds foi campeão no Hip Hop CzechNational 2010 & 2011; 3º Lugar no European Hip Hop Championships 2010; semi-finalista no Czech Slovakia Got Talent, de 2010 a 2012; e Grupo Revelação no Britain’s Got Talent 2013.

Serão disponibilizados vídeos das atividades na rede social do realizador: www.facebook.com/jeffcosta23 e no seu canal www.youtube.com/thejokersfs.

Sobre o “free step”

O “free step” consiste em deslizar sobre o chão fazendo movimentos com as pernas e com as mãos, ao som da música eletrônica. São movimentos rápidos e elaborados, que se mesclam aos de outras modalidades, como o “Melbourne shuffle”, o “jumpstyle”, o “c-walk” e o “break. O novo estilo ganhou força e é considerado uma das danças urbanas com maior popularidade no Brasil. E já está em diversos outros países latinoamericanos”, avalia Jeff. Ele explica que o estilo surgiu em 2007, na Argentina, quando lá cresceu a música eletrônica, as “tribos urbanas” e o interesse na dança de rua entre os jovens. Eles foram utilizando cada vez mais os sites de vídeo na internet e neles aprendendo.

O nome “free step” é atribuído ao grupo de dança ElectroShocks NG, que diferenciou o estilo dos outros. O coletivo portenho inventou para a linguagem novas coreografias, que entraram na moda. Depois, cada bailarino começou a criar a sua própria forma, ao combinar os outros estilos de dança urbana – também usando a base tradicional, do chamado “hard step”. A nova dança ficou popular em todo o continente; mas também na América Central e no México. Hoje, muitos jovens participam e compartilham encontros on-line, concursos e passos; e se dedicam a expandir a cultura do “free step”, de forma gratuita. “E ele cresce até hoje”, garante Jeff.

Sobre o IFW

A programação do Interação Free Step World começa com a residência artística de Jerfferson Costa em Praga, na qual ele explora o estilo livre. Também estão previstos 110 dias de aulas de hip hop com Allan Lemaja, num curso intensivo teórico e prático de danças urbanas. Já Jeff vai ministrar oficinas durante nove dias. Nelas serão transmitidos aos alunos do Out Of Bounds, e a outros interessados, conhecimentos básicos e avançados do free step, como coreografias, técnicas e expressões, que serão utilizadas em importantes apresentações e competições, na República Tcheca e nos outros países da agenda. O projeto prevê ainda gravação de vídeos e intervenções urbanas com os dançarinos do grupo, Jeff e Allan.

Com cerca de 100 eventos no currículo, Jeff é professor de dança em Palmas (TO). A fama do dançarino aumentou em 2016, quando ele foi um dos condutores da Tocha Olímpica; e um dos destaques de uma das edições do programa Encontro com Fátima Bernardes. Quanto a Lemaja, ele tem como especialidade dança de rua, vídeodança, hip hop (incluindo o estilo chamado de “lyric hip hop”) e LA Styke.

O projeto tem como objetivos difundir o free step brasileiro para todo o mundo e divulgar os conhecimentos relacionados ao estilo, assim como trazer a experiência das danças urbanas do exterior para o Brasil, já que, no programa, Jeff participará de aulas, competições, eventos e várias outras atividades, para aperfeiçoar-se; e se propõe a difundir no Brasil o que vier a aprender – e a realizar um evento de sua modalidade no país –. Outra meta primordial é promover a interação de informações sobre cultura urbana entre o Brasil e a Europa; e ainda estimular a dança no Estado do Tocantins, formando dançarinos capacitados.

“O Projeto IFW é a realização de um sonho, não só meu, mas de todos os dançarinos de free step que sonharam que, um dia, a dança chegaria a um lugar tão longe como a Europa. Portanto, a realização deste intercâmbio é uma vitória imensa e um sentimento mágico, que guardarei para a vida inteira. E passarei para as outras pessoas, o máximo possível” emociona-se Jeff.

Cronograma do IFW

  • 73 aulas de dança com o professor Allan Lemaja e o grupo Out of Bounds, em Praga – República Tcheca. Conteúdo: Hip hop la style, lírico. Conceitos básicos, intermediários e avançados. Período: de março a maio
  • Nove oficinas – uma por dia, por nove dias – Aulas de dança realizadas com o professor Jeff. Conteúdo: Conceitos teóricos e práticos da dança free step para os dançarinos do grupo Out of Bounds e demais alunos.
  • Seis intervenções urbanas com gravação de vídeo – uma por dia, por seis dias. Nelas, que serão realizadas apresentações e oficinas, abertos ao público, em locais como praças e ruas movimentadas, quadras de esporte e demais lugares em que o público tenha acesso – para que ocorra a difusão do conhecimento e a divulgação do trabalho realizado. A proposta é a interação entre as culturas do Brasil e da República Tcheca, com as danças free step e hip hop.
  • Evento 4º Mega Battle – TO – a “batalha” de dança será realizada em Tocantins, por JEFF, logo após seu retorno ao Brasil. Em sua 4º Edição o evento, considerado pela comunidade de dança urbana como um sucesso no estado, reúne dançarinos, de várias cidades e estados do Brasil. Nesta edição, também ocorrerão palestras e rodas de conversa (cujo tema será a cultura e aprendizado obtido por Jeff na Europa), assim como oficinas de hip hop e “interações” de dança. Elas serão realizadas pelo autor do projeto, juntamente com dançarinos convidados de destaque em Tocantins e com seus alunos. O alvo é transmitir o conhecimento adquirido no intercâmbio e estimular o aprendizado e a dança nesse estado.

IFW – Interação Free Step World

Projeto contemplado com a Bolsa Funarte de Formação em Artes Cênicas 2016
Fundação Nacional de Artes – Funarte – Ministério da Cultura – Governo Federal

Apoio: Prof. Allan Lemaja e Grupo Out of Bounds – Praga – República Tcheca
O Dançarino Jeff é patrocinado pela The Jorney, Alpha Camisetas e pela Inspire Academia

Mais informações, novidades e vídeos sobre o projeto
www.facebook.com/jeffcosta23
www.youtube.com/thejokersfs

Para saber mais sobre o grupo Out of Bounds, acesse
https://www.facebook.com/OOBDanceGroup
http://outofboundscze.wixsite.com/home

Contatos
Jerfferson Costa – 98116 7952 (Whatsapp)
jeffthejokers@gmail.com

Ascom Funarte