Tocantins participa de reunião que discutirá politicas públicas do Sistema Único de Assistência Social

A secretária do Trabalho e Assistência Social (Setas),Patricia do Amaral, participa nesta terça-feira, 21, da reunião do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social (Fonseas). O encontro começa às 9 horas no Conselho Nacional de Assistência Social, na Esplanada dos Ministérios em Brasília. Além disto, a gestora participa na quarta-feira, 22, da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), também na capital nacional.

O Fórum contará com a participação de secretários de estado de todo o Brasil, que na ocasião discutirão temas relacionados ao Sistema Único de Assistência Social (Suas), como a análise do Programa Mais Infância no Suas, o debate sobre a meta quatro do Pacto de Aprimoramento do Suas, referente ao cofinanciamento de benefícios eventuais, a avaliação das atividades do Fonseas em 2016 e a definição do plano de trabalho para esse ano.

Para a secretária da Setas, Patrícia do Amaral, o encontro é importante no sentido de discutir e avaliar as ações de politicas públicas de cada estado. “A reunião é o principal espaço de interlocução para pactuar assuntos relevantes do SUAS”, explica.

 

Reunião da CIT

A secretária participará também da 153ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que visa discutir a  AcesSUAS Trabalho: Lançamento de Caderno de orientações Técnicas e partilha de recursos 2017, o Pacto de Aprimoramento do SUAS da Gestão Estadual (2016-2019), o balanço do Programa Primeira Infância no SUAS e o calendário da CIT para 2017. Esta reunião acontecerá na quarta-feira, 22, a partir das às 9h30, na Esplanada dos Ministérios.

A CIT é um espaço de negociação e pactuação da operacionalização da Política Nacional Assistência Social, possibilitando assim uma atuação democrática entre União, Estado e Município, na busca da implementação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em todo o País.

 

 

Adriana Grigolo – Setas/TO