Kátia Abreu conhece tecnologia de produção irrigada em Israel

Senadora pretende colher subsídios para oferecer soluções aos problemas da seca no Estado

A convite da Confederação Israelita do Brasil (Conib), a senadora Kátia Abreu (PMDB), junto com outros parlamentares do Senado Federal encontra-se desde domingo (19) em missão a Israel.

Um dos assuntos da agenda de maior interesse da Senadora é conhecer o sistema de aproveitamento hídrico, os modelos de irrigação e de conservação de água desenvolvido pelos israelenses para produzir alimentos em terras áridas, o que os tornou os maiores especialistas desse tipo de tecnologia do mundo.

Kátia Abreu acredita que as informações levantadas poderão subsidiar as ações e projetos que tem ela discutido com técnicos e autoridades do setor no país no sentido encontrar soluções para os problemas ocasionados pela seca nos Estados, especialmente no Tocantins, onde, conforme observou a parlamentar, no ano passado, a falta de água foi considerada a maior dificuldade enfrentada pela população na maioria dos municípios.

Na noite de ontem, a parlamentar participou de uma palestra proferida pelo jornalista português Henrique Symmerman, especialista em Oriente Médio e correspondente da Globo News. Já nesta segunda a senadora Kátia Abreu participou de palestra do advogado Liron Lbman, especialista em direito internacional.

A Senadora divulgou que pretende atuar para o que o Brasil estabeleça cooperação com Israel para que seja implementado um Parque Tecnológico da Agricultura de Baixo Carbono, tendo a irrigação como principal instrumento desta ação.

Além da Kátia Abreu, participam da missão os senadores Ana Amélia, Humberto Costa, Jorge Viana, dentre outros parlamentares. Como viajaram a convite, a missão não teve custos para o Senado Federal.

Via Stylo