Dia de campo apresenta alternativas tecnológicas para produção de arroz, milho e mandioca

Unidade Demonstrativa de arroz, comunidade quilombola Redenção, em NatividadeCom o objetivo de fortalecer as cadeias produtivas do arroz, milho e mandioca e promover o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais, na próxima quarta-feira (22), o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), realiza dia de campo sobre as alternativas tecnológicas voltadas para essas produções.

O evento acontecerá das 8h às 15h na sede do Projeto de Assentamento Jacubinha, localizado no município de Natividade, a 200 km de Palmas, com a participação de agricultores familiares, técnicos da extensão rural, pesquisadores e estudantes do Colégio Agrícola de Natividade.

Segundo o chefe do escritório local do Ruraltins, Marcos Tadeu, coordenador do dia de campo, além de apresentar as principais práticas e tecnologias voltadas para o cultivo do arroz, milho e mandioca, o Ruraltins quer incentivar a produção de alimentos dentro das unidades familiares.

“Vamos mostrar questões relacionadas ao manejo e as novidades que garantem maior produtividade das lavouras, como também incentivar o plantio para que o agricultor tenha alimentos para sua subsistência, alternativas de renda e consequentemente a melhoria da qualidade de vida. Na região já estão  implantadas três Unidades Demonstrativas de arroz e duas de milho, beneficiando 24 famílias quilombolas e agricultores de assentamento”, disse o chefe do escritório.

São parceiros na realização do dia de campo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Fertilizantes Tocantins e Nativa Mineração.

Programação

8h – Inscrição/ Café da Manhã

8h30h – Abertura do evento

Palestras

9h15 – 1ª Palestra:  Extensão Rural – Edimilson Rodrigues de Sousa – Engenheiro Agrônomo – Ruraltins

10h – 2ª Palestra: Políticas Públicas – José Américo  – Diretor de Políticas Públicas – Seagro

10h45 – 3ª Palestra: Cultivares da Embrapa – Daniel Fragoso – Pesquisador da Embrapa

11h30 – 4ª Palestra: Potencial do Cultivo da Mandioca para a Agricultura Familiar

Palestrante – Eusilene da Silva Carneiro – Engenheira Agrônoma – Ruraltins

12h15 – Almoço

13h15 – 5ª Palestra: “Cultivo do Milho” – Rodrigo Veras – Pesquisador EMBRAPA

14h – 6ª Palestra: “Conceitos e usos da adubação” – Delmacio Antunes Alves – Engenheiro Agrônomo – Ruraltins;

14h45 – Encerramento

 

Lúcia Brito – Ruraltins/TO