Seconci-TO leva a canteiro de obra de Palmas discussão sobre alcoolismo e tabagismo

2.JPGPor se tratarem de problemas que afetam, direta ou indiretamente, a vida de quase todas as pessoas, o Serviço Social da Indústria da Construção do Estado do Tocantins (Seconci-TO) promoveu a palestra Alcoolismo e Tabagismo no canteiro de obra de um empreendimento localizado na região norte de Palmas. A atividade contou com a presença de 120 trabalhadores da construção civil, que ouviram sobre os malefícios de ambas as doenças e como elas podem ser evitadas ou até mesmo tratadas.

Mestre-de-obra no canteiro que recebeu a palestra, Antônio Lisboa revelou que foi um dos que mais solicitou a abordagem do tema por saber o quanto ele é importante. “Eu sempre pedi por esta abordagem porque eu não conheço uma pessoa que não conviva com estes males, seja por si própria ou por saber de parentes ou amigos que sofrem com estas doenças, perdendo a saúde, se prejudicando no trabalho ou destruindo a família que tem. Nos meus 30 anos de construção civil, eu já soube de muita história com final ruim por causa do álcool ou do cigarro; mas, principalmente por causa da bebida, que leva a pessoa a não trabalhar direito e até a sofrer acidentes de trabalho sérios. Esta palestra é ótima para conscientizar e acabar com algumas dúvidas”, destacou o experiente operário de 55 anos.

Responsável por ministrar a palestra, o técnico em segurança do trabalho do Sine, Evandro Souza da Silva disse que, por se tratarem de vícios considerados comuns, muitos não se alertam sobre os reais perigos do alcoolismo e do tabagismo. “Dificilmente você não vai encontrar pessoas que já tiveram algum tipo de envolvimento com histórias tristes causadas por bebida ou cigarro. Mesmo assim, a maioria ignora que o hábito de se beber e fumar é perigoso e gera doenças, inclusive doenças que matam. Por isto, buscamos conscientizar estas pessoas sobre a importância delas cuidarem melhor da própria saúde e, caso percebam o vício, o consumo compulsivo, a abstinência, que procurem ajuda para se tratarem. Quanto antes acontecer o reconhecimento do vício, mais provável se torna a cura”, ressaltou o palestrante.

Agendamento de palestras

As empresas associadas ao Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Tocantins (Sinduscon-TO) que se encontram adimplentes podem solicitar o agendamento de diversas palestras do Seconci-TO nas áreas da segurança do trabalho e da saúde por meio do telefone 3215-7157.

 

Por: Ascom Sinduscon-TO