Ruraltins planeja vitrines tecnológicas para Agrotins 2017

As variedades de arroz BRS Esmeralda e Cambará serão um dos destaques das vitrines tecnológicasExtensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) se mobilizam e planejam as vitrines tecnológicas que serão desenvolvidas no Espaço da Agricultura Familiar, durante a Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, que acontecerá de 09 a 13 de maio, em Palmas.

De acordo com Valdivino Fraga, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, para o evento serão instaladas 15 vitrines tecnológicas, também denominadas de Unidades Demonstrativas (UD’s), onde serão cultivadas diversas variedades produtivas para demonstrações práticas visando apresentar aos produtores os resultados obtidos com os experimentos. “A ideia é mostrar ao agricultor familiar as tecnologias disponíveis para que ele produza mais e melhor. Este ano queremos fazer diferente das edições anteriores, chamando a atenção para a questão da sustentabilidade e reaproveitamento de materiais no sentido de proporcionar mais economia para o produtor rural”, disse, ressaltando que a agricultura familiar responde por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.

Dentre as unidades que serão instaladas estão sorgo, feijão caupi e comum, mamão, fava, arroz das variedades BRS Esmeralda e Cambará, horticultura, coco consorciado com açaí, abobrinha e melancia tutorada, onde as ramas ficam suspensas em uma cerca aramada, além de meliponicultura ( criação de abelha sem ferrão), piscicultura, caprinocultura, dentre outras.

Agrotins

Considerada a maior feira do agronegócio da região norte, a Agrotins tem como objetivo levar conhecimentos tecnológicos gerados pela pesquisa agropecuária, visando à transferência de tecnologia aos produtores rurais e a sociedade.

A feira é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e da Pecuária (Seagro), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) e demais instituições públicas e privadas ligadas ao setor produtivo.

 

Alaides Cardoso – Ruraltins/TO