Secretaria de Estado treina coordenadora de Silvanópolis e outros municípios sobre Índice Rápido para o Aedes

Todos os municípios com mais de dois mil imóveis receberão treinamento para uso do aplicativo

Para a coordenadora de Sistema de Informação no município de Silvanópolis, Lívia Gonçalves, o treinamento está sendo proveitoso

Para a coordenadora de Sistema de Informação no município de Silvanópolis, Lívia Gonçalves, o treinamento está sendo proveitoso – Aldenes Lima/Governo do Tocantins

Segue ate dia 17 de fevereiro, no Anexo I da Secretaria de Estado da Saúde, em Palmas, um treinamento para que municípios acima de 2 mil imóveis saibam como utilizar o aplicativo necessário para a realização do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LiRAa) em 2017.

Os municípios que realizarem o LIRAa também receberão repasse financeiro para ações de prevenção e controle do Aedes, mediante cumprimento dos critérios estabelecidos na Portaria do Ministério da Saúde, Nº 3.129 de 28 de dezembro  de 2016.

No treinamento, são repassadas informações sobre o planejamento, execução, consolidação e gestão das informações referentes a metodologia recomendada. O público alvo são os coordenadores de endemias dos municípios e um digitador ou profissional responsável pelo envio de informações à Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica das Doenças Vetoriais e Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde, Mary Ruth Batista, é importante a realização do diagnóstico rápido para identificação das áreas de maior infestação nos municípios e definição de áreas prioritárias ( maior risco). “Portanto é fundamental que os municípios façam esse levantamento oportunamente e de forma adequada para um melhor direcionamento do trabalho de campo, tendo portanto, êxito no controle vetorial”, afirmou.

Para a Lívia Gonçalves, coordenadora de Sistema de Informação de Silvanópolis, o treinamento está sendo proveitoso. “Esperamos corresponder com as ações previstas e assim reduzir o número de focos do Aedes em nosso município”, enfatizou.

Cronograma de treinamentos

Dia 15 de fevereiro – Araguaína, Araguatins, Guaraí, Formoso do Araguaia, Pedro Afonso, Alvorada, lagoa da Confusão, Wanderlândia, Arraias, Dianópolis e Darcinópolis.

Dia 16 de fevereiro – Tocantinópolis, Augustinópolis, Taguatinga, Xambioá, Ananás, Araguaçu, Itaguatins, Arapoema, Axixá do Tocantins, Goiatins e Santa Fé do Araguaia.

Dia 17 de fevereiro – Buriti do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, Paraná, São Miguel do Tocantins, Palmeirópolis, Esperantina, Filadélfia, São Sebastião do Tocantins, praia Norte, Combinado e Babaçulandia.

 

Aldenes Lima – Saude/TO