Dicas de como organizar o WhatsApp: lista traz recursos para Android e iOS

O WhatsApp oferece muitos recursos para ajudar o usuário a manter o app organizado no dia a dia. Afinal de contas, a troca de mensagens costuma ser frenética! Com essas funções, é possível encontrar conversas importantes facilmente, gerenciar assuntos ainda não lidos e evitar que fotos e vídeos se acumulem na galeria do celular, um convite ao consumo excessivo de armazenamento.

Na lista a seguir, o TechTudo reúne sete dicas para organizar o WhatsApp em celulares com Android ou no iPhone (iOS), para aproveitar ao máximo todos os recursos do mensageiro mais popular do Brasil.

 

1) Marque uma mensagem como favorita

Mensagens favoritas no WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Mensagens favoritas no WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

As mensagens favoritas permitem encontrar um conteúdo relevante rapidamente. O recurso está disponível para Android e iOS e, em ambos os celulares, o processo de marcação é o mesmo: basta dar um toque longo na mensagem para que apareça um ícone de estrela; tocando sobre ele, o usuário marcará o conteúdo como favorito.

Para consultar o que foi favoritado, os usuários do iPhone precisam abrir a aba “Favoritos” na tela principal do WhatsApp. No app para Android, os conteúdos ficam na opção “Mensagens marcadas”, acessível ao entrar no menu de três pontinhos na tela inicial.

Caso você queira se aprofundar no assunto, o TechTudo já ensinou como sinalizar mensagens com ‘estrelinha’ no WhatsApp para Android e como favoritar mensagens no iPhone.

2) Limpe as mídias de conversas específicas

WhatsApp para iPhone permite apagar mídias de conversas específicas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

WhatsApp para iPhone permite apagar mídias de conversas específicas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

O WhatsApp para iPhone permite apagar mídias de conversas específicas. O recurso, que ainda não foi liberado para Android, é especialmente útil para quem tem aparelhos antigos, com pouco espaço interno. Lembra de quando a Apple ainda vendia o smartphone com 16 GB? Então.

Para usar a ferramenta, é preciso ir em “Ajustes” e depois entrar em “Uso de Dados e Armazenamento”. Nessa tela o usuário deve selecionar “Uso de Armazenamento” e, na sequência, tocar sobre o chat do qual você quer apagar as mídias. Os arquivos estarão organizador por tipo, o que favorece a organização.

3) Desative o download automático de arquivos

Desativação do download automático de mídia no WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Desativação do download automático de mídia no WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Desativar o download automático de mídia evita que você armazene muitos arquivos desnecessários no celular. O TechTudo tem tutoriais ensinando a realizar o procedimento no iOS e no Windows Phone.

No iPhone, o usuário deve ir em “Ajustes” » “Uso de Dados” » tocar em todos os tipos de arquivo e escolher a opção “Nunca”.

O caminho no Android também é “Configurações” » “Uso de Dados”. Em seguida, abra os campos “Quando utilizar rede de dados” e “Quando conectado ao Wi-Fi” e desmarque todas as opções de arquivo.

4) Desabilite o download de mídia especificamente na internet 4G/3G

Desabilitação do download de mídia em redes 3G e 4G (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Desabilitação do download de mídia em redes 3G e 4G (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

 

Outra alternativa é desabilitar o download automático apenas quando estiver conectado às redes 3G ou 4G. Dessa forma, você economiza o pacote de dados e mantém controle sobre a quantidade de fotos e vídeos no seu aparelho.

O caminho para chegar à desativação automática é idêntico ao do tópico anterior. No entanto, se você usar o Android precisará desmarcar as caixas apenas na opção “Quando utilizar rede de dados” – a opção “Quando conectado ao Wi-Fi” continuará descrita como “Tudo”.

No iPhone, toque sobre todos os tipos de arquivo (imagem, áudio, vídeos e documentos) e deixe marcado “Wi-Fi”.

5) Crie atalhos para as conversas

Criação de atalhos para conversas do WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Criação de atalhos para conversas do WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

O mensageiro tem um diferencial no Android: ele permite criar atalhos para os chats. O recurso garante acesso rápido e organizado às conversas mais usadas, economizando tempo.

Para usar a função, toque por alguns segundos sobre uma conversa na tela principal para selecioná-la. Em seguida, toque nos três pontinhos, no topo da tela. Finalize optando por “Adicionar atalho para conversa”.

6) Descubra quais pessoas de um grupo leram a mensagem

WhatsApp mostra quais membros de um chat leram mensagem (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

WhatsApp mostra quais membros de um chat leram mensagem (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

É possível saber quais membros de uma conversa em grupo do WhatsApp leram a mensagem. A função é útil especialmente para quem usa o chat para tratar de assuntos profissionais, pois permite cobrar devidamente os membros de uma equipe.

Nós já ensinamos como descobrir quem leu uma mensagem e quem apenas a recebeu (mas não leu) no Android e no iOS.

No sistema da Apple você deve tocar na mensagem e deslizá-la para a esquerda. No do Google, mantenha a mensagem pressionada e então toque no ícone de “i”, para que a tela de informações seja exibida.

7) Marque conversas como não lidas

Marcação de conversas como não lida no WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Marcação de conversas como não lida no WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Às vezes, lemos uma conversa importante e queremos vê-la com calma mais tarde. Algo que ajuda a lembrar disso é marcar o chat como não lido. Esse recurso está disponível tanto para iPhone quanto para Android.

Para usá-lo no sistema do Google, mantenha uma ou mais conversas pressionadas, toque nos três pontinhos no canto superior direito e selecione “Marcar como não lida” – um círculo verde indicará a marcação.

No app para iPhone, deslize a conversa desejada da esquerda para a direita e toque em “Marcar como não lida”.

 

Raquel Freire – TechTudo